'Mercado da Família' é alvo de mais uma investigação | aRede
PUBLICIDADE

'Mercado da Família' é alvo de mais uma investigação

Imagem ilustrativa da imagem 'Mercado da Família' é alvo de mais uma investigação
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Polícia Civil de Ponta Grossa abriu um inquérito para investigar duas situações de furto que ocorreram dentro do programa “Mercado da Família”. Uma delas teria acontecido na madrugada do dia 11 para o dia 12 de abril nos antigos barracões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), no Cara-Cará. O local, desde 2013, é usado como depósito do programa. Além disso, também serve de abrigo para os estoques de outro projeto municipal, o “Feira Verde Mais”. A outra ocorrência foi registrada na madrugada do dia 13 para o dia 14 na unidade que fica na Vila Vicentina, em Uvaranas.

De acordo com o secretário de Abastecimento, Márcio Ferreira, na primeira situação os ladrões arrombaram uma das portas de um dos prédios. “Ao que tudo indica, foi utilizado um caminhão para fazer a retirada dos produtos. Foram levadas muitas coisas”, afirma ele, não revelando o valor do que foi furtado.

Já no segundo caso, a unidade do “Mercado da Família” foi invadida pelo telhado. A rede de alarme e de monitoramento foi desligada e os ladrões conseguiram levar o dinheiro que seria usado para troco. “O prédio ficou bem danificado. Eles conseguiram chegar ao cofre, porém não deixamos mais o dinheiro da movimentação diária na unidade”, comenta.

O delegado Josimar Antônio da Silva, responsável pelo setor de Furtos e Roubos da 13ª Subdivisão Policial, afirma que algumas testemunhas começarão a serem ouvidas para tentar elucidar os dois casos. “Nos próximos dias vamos começar com os depoimentos”, prevê.

Os registros expõem a falta de segurança dentro do programa municipal. Tentando solucionar essa questão, Ferreira revela que deve solicitar ao departamento jurídico uma ação efetiva da Guarda Municipal nas unidades do programa. “Queremos colocar um Guarda 24 horas por dia em cada Mercado e também no depósito”, diz. Diferentemente da Vila Vicentina, no depósito do Cara-Cará não existem câmeras de monitoramento.

SOB INVESTIGAÇÃO - Programa tem desvio de R$ 728 mil

Além do inquérito de furto, o programa “Mercado da Família” também enfrenta na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o desvio de cerca de R$ 728 mil. Os desfalques foram registrados em 2013 e 2014, na gestão do então secretário de Abastecimento Sérgio Zadorosny Filho. O Ministério Público e a Polícia Civil também investigam o caso a pedido do próprio ex-secretário. Uma nova reunião da CPI deve ocorrer na quarta-feira para avaliação das oitivas realizadas. A intenção é deliberar sobre novas oitivas e analisar documentação.

O QUÊ >> Entenda
O “Mercado da Família” vende produtos até 30% mais baratos do que nos mercados comuns para consumidores cadastrados. Pessoas que ganham até dois salários mínimos e meio e funcionários públicos municipais podem se cadastrar, além de aposentados com renda de até três salários mínimos.

Informações do Jornal da Manhã 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right