PM alerta sobre golpe envolvendo a venda de veículos | aRede
PUBLICIDADE

PM alerta sobre golpe envolvendo a venda de veículos

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Estelionatários têm enganado proprietários e compradores de veículos, passando-se por “intermediários” durante a negociação</span>

Somente em Ponta Grossa, foram registradas nove ocorrências similares nos últimos trinta dias
Somente em Ponta Grossa, foram registradas nove ocorrências similares nos últimos trinta dias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estelionatários têm enganado proprietários e compradores de veículos, passando-se por “intermediários” durante a negociação

O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) faz um alerta à população dos Campos Gerais sobre uma modalidade criminosa recentemente registrada na região. Estelionatários têm enganado proprietários e compradores de veículos, passando-se por “intermediários” durante a negociação. Somente em Ponta Grossa, foram registradas nove ocorrências similares nos últimos trinta dias.

Entenda como funciona a fraude

Segundo o BPM, os golpistas clonam anúncios de venda particulares publicados na internet (sites de comércio eletrônico e redes sociais). No falso anúncio, o mesmo veículo é oferecido pelo golpista por um valor abaixo do anunciado na publicação original, porém com os dados de contato do próprio infrator.

Quando o comprador, atraído pelo preço abaixo da tabela, entram em contato o golpista se identifica como proprietário do automóvel. Enquanto isso, para o verdadeiro proprietário, o falsário se passa por comprador. Toda essa intermediação ocorre por aplicativos de mensagens, com a troca de informações confidenciais, fotos do veículo e de seus documentos e dados pessoais dos envolvidos.

No processo fraudulento, proprietário e comprador chegam a estar frente a frente, sem a presença do estelionatário, para que o veículo seja visto pelo interessado. Entretanto, orientados e induzidos pelo golpista, não negociam valores pessoalmente, nem comentam sobre a existência do “intermediário”, o que, se ocorresse, revelaria a fraude.

Quando o estelionatário convence o comprador a transferir o dinheiro para a conta de um terceiro, um "laranja", está concretizada a perda, já que a vítima nunca receberá o veículo negociado. Segundo a PM, nesse momento é preciso ficar atento e não comprar ou vender qualquer bem através de intermediários.

A polícia ainda informa que não é preciso evitar compartilhar informações pessoais, documentos ou dados bancários.

Informações da Comunicação Social do 1º BPM

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE