Fundador do Cescage anuncia investimentos com Roraima | aRede
PUBLICIDADE

Fundador do Cescage anuncia investimentos com Roraima

União busca alternativas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado

União busca alternativas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado
União busca alternativas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

União busca alternativas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado

O Fundador do Parque Tecnológico Agro Inovação Sustentável Cescage Genética, desembargador, Prof. Pós. Ph.D, Dr. José Sebastião Fagundes Cunha, participou durante toda a semana de momentos históricos no estado de Roraima à convite do governador Antonio Denarium. Na última quarta-feira (18), houve o lançamento da Fundação de Amparo à Pesquisa.

 “Roraima é o único Estado que não tem uma Fundação de Amparo à Pesquisa. Estudo realizado pelo Grupo de Trabalho do Parque Tecnológico constatou que, somente nos últimos quatro anos, Roraima deixou de captar cerca de R$ 20 milhões em recursos para ciência e tecnologia pela ausência de uma Fundação. Nesse sentido, resolvi atender aos anseios da classe científica de Roraima e criar a Fundação. Em reunião com o vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Fábio Guedes, com o proprietário do Cescage, Fagundes Cunha e vários representantes de instituições estaduais decidimos dar os primeiros passos em direção a este sonho de montar essa instituição”, declarou o governador de Roraima Antonio Denarium.

Em busca de alternativas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado, o governador recebeu o grupo de empresários de Ponta Grossa, entre eles, estava o diretor geral dos cartorários do Brasil, Valter Sâmara. “Encaminhamos o Projeto de Lei de Inovação do Paraná para estudos. Além disso, sugerimos a implantação da disciplina de empreendedorismo em todas as faculdades. Fizemos inúmeras visitas técnicas firmando parceria para produção da raça Braford rastreando e certificando a carne premium para exportação. Vamos realizar diversas pesquisas para cultivares, desenvolvimento de linhagens de ovinos, caprinos, gado de leite e de corte, de porco moura para a realidade socioeconômica e climática do estado de Roraima”, disse Fagundes Cunha.

"Recebemos o proprietário do Cescage, uma empresa renomada com interesse em se instalar em Roraima. Nosso propósito é atrair novos investidores e valorizar os que temos", ressaltou Denarium, ao acrescentar que vai atendeu pessoalmente cada um deles apresentando o potencial de Roraima, os nossos secretários e para eles tenham a confiança e credibilidade no nosso trabalho.

Denarium lembrou ainda que o proprietário do Cescage, pretende fazer investimentos na parte educacional e tecnológica em Roraima. "É importante lembrar que o desembargador Fagundes Cunha já trabalha com melhoramento genético, inseminação in vitro, transferência de embrião, inseminação artificial e quer trazer essa tecnologia para o Estado de Roraima, e assim, nós vamos agregar valor ao nosso produto e atrair muito mais investidores", ressaltou o governador.

Educação e Tecnologia 

Conceituada como uma referência no ensino superior do Paraná, o Cescage possui 20 Faculdades, cerca de 30 cursos de pós-graduação e conceito máximo do MEC (Ministério da Educação) para graduação de ensino à distância. "Nós vamos instalar um pólo de ensino a distância aqui em Roraima e o primeiro será na capital. Com isso, implantaremos também os cursos de pós-graduação em agronegócio, com a integração de lavoura, pecuária e floresta, enfim, um curso tecnológico na gestão de agronegócio", disse Fagundes Cunha.

Ainda de acordo com ele, o Cescage está em diálogo com Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) para ver a possibilidade de instalação do Colégio Técnico Agropecuário. "Pretendemos instalar em 2020 o Colégio Técnico Agropecuário. Nossa ideia é fazer um colégio semipresencial, instalar todos os laboratórios para aulas práticas presenciais e trazer para lecionar nesse colégio os melhores docentes, metres e doutores das nossas faculdades, que tem as mais altas avaliações do país", relatou.

Outros Seguimentos 

Além dos investidores do setor agropecuário, vieram também para o Estado, empreendedores interessados em investir no setor imobiliário e comércio de combustíveis. "Estamos aqui a convite do governador e quero agradecer a oportunidade de vir ao Estado de Roraima visitar as possibilidades de investimentos. A princípio pretendo investir em postos de combustíveis, mas queremos fazer parceria no setor imobiliário", observou Vilmar Trucullo.

Para os empreendedores, além da mão de obra, o grande atrativo do agronegócio está sendo o valor comercial das terras, que de acordo com eles é muito mais barato adiquirir uma propriedade em Roraima, do que na região Sul do Brasil. "O maio atrativo hoje é o preço das terras. O pessoal está querendo expandir, tem muita gente vindo. Eu estou aqui desde o ano passado e vamos colher a segunda safra", pontuou Edgar Szabo, que é produtor de soja e milho.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE