Vereadores pedem suspensão na instalação de aterro
<b>Cieslak protocolou documentação no IAP solicitando suspensão de atividades até que órgão reveja autorizações. Caso é acompanhado por Guiarone e grupo de Teixeira Soares. Empresa se defende.</b>

Cieslak protocolou documentação no IAP solicitando suspensão de atividades até que órgão reveja autorizações. Caso é acompanhado por Guiarone e grupo de Teixeira Soares. Empresa se defende.
O vereador Celso Cieslak protocolou no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no início da semana um pedido para que seja suspensa as atividades de instalação do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) da empresa Zero Resíduos na cidade de Teixeira Soares, às margens do Rio Guaraúna e na divisa com Ponta Grossa. A solicitação reúne documentos coletados por ele, pelo vereador Sargento Guiarone (PROS) e por um grupo de parlamentares de Teixeira Soares – incluindo o presidente da Câmara, Emerson Vidal dos Santos (PSD).
Os vereadores alegam problemas de caráter ambiental na construção, localizado praticamente nas margens do rio. Nos últimos dias, imagens aéreas do local foram divulgadas nas redes sociais mostrando que o excesso de chuvas causou o alagamento em regiões muito próximas ao CTR. De acordo com os vereadores, existe uma preocupação em relação à contaminação das águas da região.
O empreendimento em construção pela Zero Resíduos irá atuar como solução ambientalmente adequada para destinação de resíduos domiciliares e industriais. É o que garante a empresa, através de nota encaminhada ao Jornal da Manhã e ao portal aRede.
A Zero Resíduos explicou, em nota, que o volume excessivo de chuvas nos últimos dias atingiu a planície de inundação da área – que tem justamente o objetivo de evitar que a água invada o espaço destinado para o aterro. “Como as inundações do rio Guaraúna são recorrentes (em média a cada 4 anos), o planejamento e projeto de engenharia do CTR foram desenvolvidos para que o empreendimento se mantivesse invulnerável a qualquer inundação”, diz o pronunciamento.
A empresa ainda garantiu que empreendimento foi concebido para suportar cotas de inundação “muito superiores àquelas que foram registradas nos últimos dias”. Nenhuma das estruturas internas foi atingida pela inundação. No momento não há operações no CTR, mas mesmo que houvesse, tais operações estariam ocorrendo normalmente, segundo Zero Resíduos.
Empresa ressalta canal de escoamento
O espaço possui um canal de escoamento de águas pluviais, planejado para escoar as águas das chuvas que atingem o interior do perímetro do terreno, em especial das vias internas e áreas impermeabilizadas. A configuração de escoamento é o mais indicado para locais com inundações recorrentes, pela facilidade de inspeção e limpeza após o término da inundação. “As soluções de engenharia utilizadas no empreendimento são as mais modernas e adequadas à realidade do local e das atividades a serem desenvolvidas, não havendo risco para as operações ou para o meio ambiente, proporcionando uma destinação final de resíduos 100% segura”, diz a nota.





















