Mudanças na gestão da 13ª SDP reduzem índices de crimes | aRede
PUBLICIDADE

Mudanças na gestão da 13ª SDP reduzem índices de crimes

<b>Concentração dos serviços em dois setores, incluindo um Operacional, garantem resultados positivos nos primeiros quatro meses de 2019</b>

Mudanças administrativas garantem redução dos principais crimes patrimoniais em Ponta Grossa
Mudanças administrativas garantem redução dos principais crimes patrimoniais em Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Concentração dos serviços em dois setores, incluindo um Operacional, garantem resultados positivos nos primeiros quatro meses de 2019

Relatório apresentado pela Polícia Civil aponta para a redução dos principais crimes patrimoniais em Ponta Grossa nos primeiros quatro meses deste ano. Os resultados positivos na segurança pública são resultado da mudança administrativa que foi aplicada na 13ª Subdivisão Policial (SDP), na avaliação do delegado-chefe da unidade, Nagib Nassif Palma.

Na nova organização administrativa, os trabalhos foram divididos em dois núcleos principais: a Central de Inquéritos Policiais e o Setor Operacional. Enquanto o primeiro trabalha com toda a parte cartorária, o segundo é responsável pela atividade de inteligência e investigação. “A ideia desta administração é potencializar os trabalhos de polícia judiciária, com concentração de esforços, com isso tentando amenizar a drástica falta de servidores, assim como baixar custo para os já tão combalidos cofres públicos”, explica o delegado.

As alterações refletem principalmente na redução de alguns índices de criminalidade no primeiro quadrimestre desse ano, na comparação com o mesmo período de 2018. O número de furto de veículos, por exemplo, apresentou queda de 27,83%, saindo de 115 no ano passado para 83 em 2019. Também houve redução de quase 43% nos roubos de veículos, com 20 casos registrados neste ano (contra 35 do mesmo período no ano passado). No relatório, conta também a queda em outros crimes patrimoniais como furtos (-15,8%) e roubos (-4,49%).

O número de homicídios em Ponta Grossa também registrou queda nos quatro primeiros meses desse ano, com 16 casos (incluindo um feminicídio), enquanto o ano anterior registrou 17 casos. O que chama a atenção neste dado é o índice de elucidação, já que a Polícia Civil já identificou o autor de 14 destes crimes, e apenas dois continuam sob investigação já em estágio avançado. Em toda a região, o índice de crimes contra a vida caiu de 41, em 2018, para 31 em 2019 – o equivalente a uma redução de 24,39%.

Ainda conforme os dados repassados pela polícia, houve aumento na quantidade de drogas e armas apreendidas entre janeiro e abril. Foram apreendidos 9,9 quilos de cocaína (28,83% a mais do que em 2018), 15,5kg de crack (128,6%), 132 comprimidos de ecstasy (131%) e 788 pontos de LSD (40,46%). O número de armas apreendidas aumentou em mais de 14%, saindo de 96 para 110. Em todo o quadrimestre, foram realizadas 84 prisões entre flagrantes e cumprimentos de mandados.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE