Ações na UEPG promovem combate à LGBTfobia | aRede
PUBLICIDADE

Ações na UEPG promovem combate à LGBTfobia

<b>Acadêmicos podem recorrer a diferentes instâncias da universidade para procurar acolhimento</b>

Imagem ilustrativa da imagem Ações
na UEPG promovem combate à LGBTfobia
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acadêmicos podem recorrer a diferentes instâncias da universidade para procurar acolhimento

Nesta sexta-feira (17), foi lembrado em todo o mundo o Dia Internacional Internacional de Luta contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Ou seja, é uma data em que se lembra da importância de combater preconceitos à comunidade LGBT+ e práticas discriminatórias relacionadas à sexualidade. 

Neste ano, o Instituto Renascer e o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEPG) promoveram o 17° Seminário de Diversidade dos Campos Gerais e o 16° Fórum de Direitos Humanos dos Campos Gerais, no campus central da UEPG.

A data remete a 17 de maio de 1990, quando a homossexualidade foi retirada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste mesmo dia, o termo “homossexualismo” deixa de ser utilizado oficialmente pela organização, visto que ele remete à um problema de saúde.

Combate à LGBTfobia

Na UEPG, o combate a LGBTfobia ocorre de diferentes formas, a fim de evitar agressões e constrangimentos à comunidade LGBT+ dentro da universidade, assim como a reivindicação do espaço que possuem dentro da instituição.  Essa atenção é destinada tanto para servidores quanto estudantes.

Uma das iniciativas adotadas pela universidade voltada aos estudantes é o Grupo de Psicoterapia LGBT, oferecido pelo projeto Abraça UEPG, vinculado ao Ambulatório. Os atendimentos ocorrem às quartas feiras, a partir das 14h, com um grupo de cerca de 15 acadêmicos LGBTs que dialogam entre si e compartilham experiências.

A ação é um projeto de extensão fruto de uma parceria entre a UEPG, o Diretório Central dos Estudantes e o curso de Psicologia da Faculdade Sant’Ana. Os encontros são mediados pela estudante do curso, Angelita Cartelli. “Existe um feedback bom do nosso trabalho. Pessoas que não vinham estão frequentando o nosso grupo”, afirma Cartelli. Segundo ela, apesar de a ação ser em grupo, podem haver encaminhamentos para consultas individuais.

"É uma experiência bem interessante. Faz a gente levar em conta questões que não pensava e compartilhar experiências de vida”, comenta um dos acadêmicos atendidos pelo projeto. As sessões em grupo iniciaram no dia 03 de abril e encerram em 11 de dezembro.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realiza um papel de amparar e proteger estudantes contra assédios LGBTfóbicos e discriminação através da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidades. Segundo a coordenadora da Diretoria, a professora Silmara Carneiro e Silva, o objetivo é mediar situações de conflito “ao trabalhar de modo coletivo para estabelecer a convivência em sala de aula”.

Em caso de agressão por orientação sexual, o acadêmico agredido pode procurar o colegiado do seu curso ou protocolar diretamente um pedido de atendimento via C.E.I, para ser encaminhado à Prae. Em situações mais graves, a Pró- reitoria encaminha os casos para o departamento jurídico da instituição. “A ideia é que os alunos tenham uma retaguarda com apoio da diretoria”, explica a coordenadora.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) atua e colabora nas políticas internas de combate a discriminação contra LGBTs na UEPG. Além da parceria para criar o grupo de psicoterapia e os eventos, o DCE é responsável pela Parada LGBT+ dos Campos Gerais, que teve sua primeira edição no ano passado e contou com diferentes atividades culturais. “O DCE sempre buscou pautar questões de representação das minorias. Construímos diversos espaços em que a luta contra a LGBTfobia estava em pauta”, comenta Luiz Felipe Almeida, membro do diretório.    

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE