'Mascotes da Alegria' completa 9 anos em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

'Mascotes da Alegria' completa 9 anos em Ponta Grossa

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">O objetivo do projeto é sensibilizar, crianças adolescentes e idosos a ter sentimentos de compaixão e empatia pelos animais, despertando a consciência ecológica e a posse responsável.</b>

O objetivo do projeto é sensibilizar, crianças adolescentes e idosos a ter sentimentos de compaixão e empatia pelos animais, despertando a consciência ecológica e a posse responsável.
O objetivo do projeto é sensibilizar, crianças adolescentes e idosos a ter sentimentos de compaixão e empatia pelos animais, despertando a consciência ecológica e a posse responsável. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O objetivo do projeto é sensibilizar, crianças adolescentes e idosos a ter sentimentos de compaixão e empatia pelos animais, despertando a consciência ecológica e a posse responsável.

O projeto voluntário Mascotes da Alegria do Centro Superior de Ensino dos Campos Gerais (Cescage), completou 09 anos de atividades. O objetivo do projeto é sensibilizar, crianças adolescentes e idosos a ter sentimentos de compaixão e empatia pelos animais, despertando a consciência ecológica e a posse responsável.

Os mascotes atuam como coadjuvantes na reabilitação de idosos, psicofísica de pessoas com deficiência, deformidades faciais, entre outros. “Acreditamos que os animais são agentes motivadores no tratamento de pessoas com problemas emocionais, de aprendizagem, de linguagem e com deficiência. Todos os animais que participam do projeto passam por testes psicológicos e exames clínicos rigorosos para não comprometer a saúde dos assistidos”, relatou a coordenadora do projeto Érika Zanoni Fagundes Cunha.

As sessões são quinzenais com 50 minutos de duração. Além disso, os estudantes atuam duas vezes por semana no Colégio Vila Militar Cescage e ministram semanalmente palestras na rede de ensino. Além de proporcionar aos alunos de graduação uma oportunidade de aplicar de forma lúdica seus conhecimentos sobre zoologia, garante que os animais que participam de sessões de Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por animais (TAA) fiquem livres de estresse, angústia e medo.

“Vários pesquisadores já observaram que as conexões zoofilicas (atração e repulsa) por animais e as representações afetivas são aprendidas culturalmente, ou seja, amor e pavor de animais são comportamentos que se aprendem na sociedade”, diz a coordenadora.

Pesquisas

O Projeto Mascotes da Alegria já publicou mais de 12 resumos em congressos da área nacionais e internacionais (Toronto-Canadá no Simpósio da Animal Behavior) e ganhou um concurso internacional intitulado de “As 20 melhores estratégias de ensino do bem-estar animal da América Latina”. Foram publicados três artigos em revistas internacionais e escritos dois capítulos de livros publicados em Portugal e na Colômbia. Os participantes já realizaram diversas palestras em todo Brasil e no exterior (Lima-Peru no II Congresso pela Paz e I Simpósio da Gentileza e na Universidade Autônoma de Lisboa- Portugal). Além disso, a iniciativa também ajudou como consultores realizar mudanças no Projeto de Lei n. 5083/2016 no Congresso nacional.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE