Estação Arte oferece oficina de pintura para terceira idade | aRede
PUBLICIDADE

Estação Arte oferece oficina de pintura para terceira idade

Ação da Prefeitura é gratuita e aberta para a comunidade

Além dos adultos, o espaço oferece oficinas também para jovens atendidos pela Casa de Semiliberdade de Ponta Grossa.
Além dos adultos, o espaço oferece oficinas também para jovens atendidos pela Casa de Semiliberdade de Ponta Grossa. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ação da Prefeitura é gratuita e aberta para a comunidade

Nos últimos anos, a ressocialização dos idosos tem se transformado em questão de saúde, melhorando a qualidade de vida de aposentados que, muitas vezes, acabam em um isolamento social pela quebra na rotina. Elena Paula de Silva e Catarina Delurdes Galvão viveram este processo: com a chegada da aposentadoria, elas, automaticamente, diminuíram o número de atividades diárias. Essa rotina, porém, está mudando. Agora, elas passam as manhãs de quarta-feira na Estação Arte, pintando e interagindo com outras pessoas.

“É um momento que eu posso distrair, um exercício até para a cabeça”, diz Elena. O projeto Diversão e Arte, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, oferece curso de pintura para adultos e idosos que não tem nenhum conhecimento nas artes plásticas. Os encontros acontecem toda quarta-feira, das 9h às 11h, na Estação Arte, e são abertos à comunidade.

Catarina é daquelas que aproveitam ao máximo o momento em que está na oficina e nem sente as horas passarem. “É gostoso, você vem, conversa, conhece outras pessoas, faz amizades. Nós não somos profissionais, mas nos entregamos à pintura e, quando vemos, o resultado é uma coisa que a gente nem imaginava ser capaz de fazer”, conta Catarina.

Reativada em 2014, a Estação Arte (Rua Benjamin Constant, 404, na esquina do Terminal Central) tem o objetivo de reunir as pessoas para terem a experiência com as artes visuais nas mais diversas formas, seja produzindo ou consumindo. Quem ministra as oficinas é a chefe da Divisão de Artes Plásticas da Fundação de Cultura, Mariângela Digiovanni. “Aqui é o local dessas pessoas terem esse primeiro contato, com noções de perspectiva, cores, luz e sombra”, ressalta Mariângela. O encontro vai além da pintura. Durante a aula, os alunos conversam, interagem, trocam experiências. “Todos temos problemas, mas quando eles vêm para a oficina eles estão apenas no aqui e agora, e isso é muito saudável para todos, além de agregar conhecimento cultural”, diz a instrutora. Além dos adultos, o espaço oferece oficinas também para jovens atendidos pela Casa de Semiliberdade de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE