PG registra 34 casos de tuberculose apenas em 2019 | aRede
PUBLICIDADE

PG registra 34 casos de tuberculose apenas em 2019

Fundação Municipal de Saúde alerta sobre a doença e faz o rastreamento de pacientes diagnosticados com a doença

Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose
Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fundação Municipal de Saúde alerta sobre a doença e faz o rastreamento de pacientes diagnosticados com a doença

No próximo domingo (24), é feita a alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que tem cura quando descoberta precocemente e se o tratamento for feito corretamente, sem interrupções. Somente em 2019 a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já registrou 34 casos no município de Ponta Grossa.

É comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como tosse há mais de duas semanas, febre alta, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez.  “É importante estar atento e observar o desenvolvimento da doença, para que ela possa ser analisada corretamente pelo médico pneumologista”, destaca o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jean Zuber.

Em 2017, a Prefeitura Municipal lançou o projeto ‘Respira Princesa dos Campos’ para realizar a estratificação de pacientes potenciais para a doença. Esta iniciativa continua sendo realizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) e pelas Unidades Básicas de Saúde. “É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano.  O Ministério da Saúde solicita que faça 3.500 coletas de escarro, dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho”, explica Zuber.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

Tratamento

O indivíduo que estiver com tosse há mais de duas semanas, febre, suor, emagrecimento deve procurar sua unidade de saúde de referência, passar por uma avaliação e ser encaminhada para realizar exames. O encaminhamento também pode ser feito no SAE.

O remédio de tuberculose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele deve ser retirado no SAE. A tuberculose tem cura, basta realizar corretamente os 6 meses de tratamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizam um acompanhamento diário dos pacientes.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE