Alunos voltam a se manifestar contra PM na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Alunos voltam a se manifestar contra PM na UEPG

Moção de repúdio à instalação do módulo da Polícia Militar em Uvaranas foi elaborada durante etapa preparatória regional do Encontro Nacional da Educação

Módulo ficará logo na entrada do campus e atenderá toda a comunidade da região
Módulo ficará logo na entrada do campus e atenderá toda a comunidade da região -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Moção de repúdio à instalação do módulo da Polícia Militar em Uvaranas foi elaborada durante etapa preparatória regional do Encontro Nacional da Educação

A instalação de um módulo da Polícia Militar dentro do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a partir da reforma de um prédio já existente na estrutura original, continua gerando reações contrárias de algumas entidades representativas da instituição de ensino superior. Uma carta elaborada no dia 9 de março, após a etapa preparatória regional do III Encontro Nacional da Educação (ENE), manifesta repúdio pela implantação deste esquema de segurança.

Assinada por trabalhadores e estudantes de graduação e pós-graduação a moção destaca o “repúdio à forma como setores da gestão universitária compreendeu os processos decisórios e políticas de combate e prevenção à violência no âmbito da universidade”. No mesmo documento, eles reconhecem os problemas de segurança que afetam toda a comunidade universitária, mas contestam “o processo decisório pouco transparente e democrático que evitou o debate público sobre o tema”.

O grupo também se declarou contrário à cessão de um prédio da UEPG para funcionar como sede da polícia por entender que essa “medida caminha na contramão das políticas de segurança pública do Estado e representa agressão à autonomia da universidade”. Como alternativa para o combate à violência no campus, problema que já atinge alunos, professores e funcionários há vários anos, o documento alega que “isso é resultado de um conjunto de ações articuladas fundadas na abertura à comunidade do entorno, no acolhimento das diferenças, na aproximação ativa com os movimentos sociais e na conexão universitária na luta contra as desigualdades”.

Apesar do protesto do grupo, as obras no prédio que abrigará o módulo policial já estão bastante adiantadas. A expectativa é que o serviço comece a funcionar no campus Uvaranas já a partir da segunda quinzena de abril. Além de atender à comunidade universitária, os policiais que ficarão nesta estrutura também poderão prestar atendimento a toda a comunidade que mora nas imediações. O custo da reforma foi de aproximadamente R$ 70 mil, com emenda do deputado federal Aliel Machado (PSB). A assessoria de imprensa da UEPG informou que não vai se manifestar sobre o teor da carta.

Moção vem à tona após ‘carta-ameaça’

Embora o documento tenha sido elaborado no dia 9 de março, ele começou a ter mais repercussão nas redes sociais a partir do compartilhamento pela página oficial da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SindUEPG) no Facebook, nesta quinta-feira (21). A divulgação do documento coincidiu com a carta encontrada em um dos banheiros da instituição com ameaça de massacre de alunos, a exemplo do que aconteceu em Suzano (SP) e na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar o caso.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE