Polícia Ambiental apreende 42 redes no rio Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Polícia Ambiental apreende 42 redes no rio Tibagi

Operação aquática foi realizada nesta sexta-feira em Ponta Grossa. Mais de 360 metros de redes foram capturadas

Operação durou cerca de 9 horas no Rio Tibagi
Operação durou cerca de 9 horas no Rio Tibagi -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Operação aquática foi realizada nesta sexta-feira em Ponta Grossa. Mais de 360 metros de redes foram capturadas

O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu itens de pesca predatória no rio Tibagi, no município de Ponta Grossa, nesta sexta-feira (1). Em uma operação aquática realizada pelo período de 9 horas pela equipe do Posto da Polícia Ambiental de Vila Velha, foram apreendidas 42 redes de pesca, que totalizaram 360 metros, com malhas diversas.

Além disso, no trajeto percorrido, os policiais também encontraram 20 itens de pesca conhecidos como ‘boias loucas’.  A pesca com esses dois itens é considerada predatória, portanto, proibida. Nenhum infrator, contudo, foi localizado no momento.

Todos os apetrechos foram apreendidos e encaminhados para o 2º Pelotão de Polícia Ambiental para posterior destruição ou reciclagem. Já os peixes foram devidamente devolvidos ao seu habitat natural.

Piracema terminou nesta sexta-feira

A piracema, período em que a pesca de espécies nativas fica proibida, terminou na última sexta-feira. Desde 1º de março está liberada a pesca amadora e profissional de espécies nativas como dourado, bagre, jaú, pintado, lambari, jundiás e surubim. A exceção é a piracanjuva (Brycon Orbignyanus), que consta na lista de espécies ameaçadas de extinção. O término da proibição foi anunciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Fiscais do IAP e da Polícia Ambiental reforçam a fiscalização para garantir que não ocorram excessos, descumprimento do tamanho de captura das espécies e desrespeitos às normas ambientais no retorno da atividade pesqueira no Estado. Aos infratores serão aplicadas as penalidades e sanções previstas na legislação. Quem flagrado pescando em desacordo com as determinações será enquadrado na lei de crimes ambientais. A multa varia de R$ 700,00 por pescador e mais R$ 20,00 por quilo ou unidade de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Denuncie 

A Polícia Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas através do telefone 181 ou pelo e-mail: denunciaambiental@pm.pr.gov.br. 

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right