Câmara de PG terá telão, aplicativo e votação eletrônica
Presidente do Legislativo, Daniel Milla (PV) pretendia usar a nova aparelhagem já na volta as sessões ordinárias, mas tramitação legal deve adiar implementação.

Presidente do Legislativo, Daniel Milla (PV) pretendia usar a nova aparelhagem já na volta as sessões ordinárias, mas tramitação legal deve adiar implementação.
A Câmara de Ponta Grossa deve contar muito em breve com um sistema moderno e informatizado de votação e acompanhamento de sessões. O processo de implementação da nova aparelhagem já está em andamento na Casa, em um trabalho realizado pelo presidente da Mesa Executiva da Câmara, Daniel Milla (PV), e que tem o aval dos demais vereadores.
O trabalho trará mais agilidade antes, durante e depois das sessões legislativas. Com um sistema integrado, ele deve envolver toda a tramitação de um projeto, desde a análise nas comissões internas, a votação e o sistema de homologação e encaminhamento para sanção, por exemplo. O sistema atual utilizado pela Câmara, segundo Milla, já permite a integração das atividades. No entanto, ele demanda de uma estruturação de equipamentos para funcionar.
Milla garantiu que a implementação das propostas está em processo avançado: o projeto se encontra em fase final de elaboração. A expectativa presidente da Câmara era de iniciar as sessões ordinárias de 2018 já com todo os aparelhos instalados – a modernização inclui bancadas eletrônicas para os vereadores, votação por tokens e até mesmo um telão para computar e validar os votos dos membros da Casa. No entanto, por conta dos prazos legais que envolvem o processo de licitação, a estrutura não deve estar pronta no retorno dos vereadores.
Além do sistema interno, a Câmara também deve contar com um aplicativo para que os frequentadores acompanhem com mais facilidade o processo de votação de cada sessão. Nele estarão presentes toda a ordem do dia, o teor dos projetos, moções e tudo o que envolve a pauta diária, além da atualização em tempo real dos votos dos vereadores. De acordo com o presidente da Câmara, o aplicativo permitirá que a comunidade cobre com mais facilidade os representantes.
“Muitas pessoas que vem à Casa acompanhar os projetos não tem conhecimento do que está sendo votado e não entende alguns pontos porque tratamos de termos técnicos. Nós iremos simplificar isso através desse aplicativo”, afirmou.
Outra novidade é a interação dos vereadores com o público. Segundo Milla, o site da Câmara deve ser atualizado e adicionado uma aba de enquetes. Por lá, a comunidade poderá opinar sobre os principais projetos analisados, que servirão de ‘conselho’ para os membros da Casa.
Segurança também deve ganhar novidades
A presidência da Câmara também deve fazer, em breve, alterações na estrutura para melhorar a segurança da Casa. Milla garantiu que pretende instalar um sistema para controlar a entrada e saída de pessoas do local, centralizando o acesso por um único lugar. O objetivo é identificar os visitantes no Legislativo e dar mais segurança aos vereadores, funcionários e frequentadores. O presidente da Casa teme o acesso de pessoas mal intencionadas e quer evitar possíveis ataques no local.





















