PG quer ampliar sistema de monitoramento | aRede
PUBLICIDADE

PG quer ampliar sistema de monitoramento

Credenciamento prevê utilização de tecnologias para identificação facial e de placas de veículos em cinco pontos da cidade

Calçadão da Coronel Cláudio é um dos pontos que já tem câmeras instaladas e receberá nova tecnologia
Calçadão da Coronel Cláudio é um dos pontos que já tem câmeras instaladas e receberá nova tecnologia -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Credenciamento prevê utilização de tecnologias para identificação facial e de placas de veículos em cinco pontos da cidade

O sistema de monitoramento de Ponta Grossa poderá ser ampliado nas próximas semanas. A Prefeitura Municipal abriu credenciamento para empresas interessadas na implantação, por consignação de equipamentos em showcase, sem custos para o poder público, para estender o serviço para outros cinco locais na cidade, com. As novas tecnologias incluem o Reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e o Reconhecimento Facial.

Nesta modalidade, as empresas aplicarão o sistema, tendo o suporte do monitoramento atual já instalado, e utilizarão a ferramenta como um modelo a ser comercializado para outros interessados. O programa inclui câmeras de Identificação Facial nos dois acessos da Rodoviária e na sede da Prefeitura, com quatro câmeras em cada espaço, e um aparelho no calçadão da Rua Coronel Cláudio, esquina com a Rua Benjamin Constant.

O OCR será utilizado para identificação de placas de veículos em duas vias de Ponta Grossa. As quatro pistas de acesso à cidade pela Avenida Souza Naves, terão câmeras a serem instaladas na passarela do cruzamento com a Avenida Melvin Jones. Outros dois pontos serão instalados nas pistas de acesso à cidade pela Avenida Visconde de Mauá, esquina com Rua Santa Rita Durão. A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) deve disponibilizar a infraestrutura de fibra ótica, ficando os complementos e conexões por conta das empresas vencedoras do processo.

Segundo o diretor do Departamento Tecnológico e secretário interino da pasta, Carlos Henrique Salomon, o projeto é atrativo ao município por não onerar os cofres públicos: “É uma forma de investir em uma nova tecnologia sem custo nenhum. Como existem várias empresas fabricantes deste tipo de equipamento e que trabalham nesse sistema de showcase, fizemos um chamamento para esse credenciamento. Ao nosso cargo, temos apenas que oferecer um bom suporte a esse sistema”, relata.

O representante da SMCSP vê esta implementação como um ganho significativo para as forças de segurança do município. “Vai resolver muitos dos alertas de roubos que temos na nossa cidade. Um banco de dados é criado e se o veículo passar pelas câmeras um alerta é emitido, dando informações do paradeiro e colaborando para a investigação. Através do reconhecimento facial é possível encontrar. Isso facilita muito o trabalho das forças de segurança”, analisa.

Sistema atual tem 36 câmeras

Atualmente, 36 câmeras estão instaladas no município. Apenas a região do quadrilátero histórico, incluindo o Parque Ambiental e o Calçadão, contam com sete câmeras. Outros lugares com grande concentração de pessoas, como o Estádio Germano Krüger, também tem câmeras instaladas. Salomon explica o funcionamento dos novos aparelhos a serem instalados: “O novo equipamento é de câmeras fixas, diferentes das que temos hoje. Os aparelhos não tem a necessidade de serem monitorados o tempo todo, pois contam com inteligência artificial, só a partir de um alerta do banco de dados”, relata.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE