PG busca voos para Foz do Iguaçu e Porto Alegre | aRede
PUBLICIDADE

PG busca voos para Foz do Iguaçu e Porto Alegre

Com homologação para operar por instrumentos, aeroporto de Ponta Grossa deverá ter dois voos diários para Campinas nos próximos meses

Victor Hugo concedeu entrevista ao vivo na tarde desta quinta-feira ao Portal aRede
Victor Hugo concedeu entrevista ao vivo na tarde desta quinta-feira ao Portal aRede -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com homologação para operar por instrumentos, aeroporto de Ponta Grossa deverá ter dois voos diários para Campinas nos próximos meses


Com o início da operação do Aeroporto Sant’Ana através de instrumentos (IFR), o que possivelmente ocorrerá já em março desse ano, Ponta Grossa deverá contar com voos diários para o aeroporto Viracopos, em Campinas. Quando isso tiver consolidado, a busca do governo municipal vai ser outra: contar com voos para outros destinos, tanto para dentro do Paraná, com destino ao município de Foz do Iguaçu, quanto para outro estado, Rio Grande do Sul, para o aeroporto de Porto Alegre. Ambas as rotas seriam realizadas pela própria Azul, que possui os aviões ATR-72, que operam em Ponta Grossa. As informações foram reveladas nesta quinta-feira pelo superintendente do Aeroporto, Victor Hugo de Oliveira, em entrevista ao vivo ao Portal aRede.

Para que tudo seja possível, o município trabalha para que o aeroporto receba a certificação IFR. Por esse motivo, uma comitiva formada pelo próprio Victor Hugo, pelo prefeito Marcelo Rangel e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, estiveram no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), em Curitiba na última quarta-feira (9) para acertar os processos para que na segunda-feira (14) o município possa protocolar os voos por instrumentos. Segundo Victor, esse é um dos passos, já que representantes do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) estiveram na cidade para fazer o mapeamento. “Contratamos a empresa para a identificação dos obstáculos e a partir disso o Cindacta vai avaliar”, informa.

Depois, ao receber a confirmação de que tudo está certo, haverá a comunicação à Força Aérea, e um avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) será enviado ao município, para fazer o reconhecimento dos obstáculos. Segundo ele, O GEIV vai avaliar se confere o que o instituto de Cartografia fez, e a rampa de descida da aeronave. “Estando OK e homologado, chegam cartas RNAV a companhia aeronáutica ou todo piloto, a partir disso, pode consultar e descer com precisão no aeroporto”, revela. Isso irá reduzir as alternâncias e possibilita voos em horários alternativos. Por isso, a cidade deverá ter mais voos diários. “Um vai chegar 10h de Campinas e sairá 10h45. E o outro voo, que todo mundo pediu, vai chegar 19h em Ponta Grossa e decolar 19h45”, esclarece.

Diante disso e da taxa de ocupação média, que passa de 80% em todos os voos, e não raro atinge 100%, há a intenção de ter novas rotas. “O prefeito Marcelo colocou a intenção à Azul de Ponta Grossa ter uma perna para Foz do Iguaçu e para Porto Alegre. Seria um voo de Campinas para Ponta Grossa e de Ponta Grossa para Foz; e a mesma coisa a Porto Alegre. São destinos com muita procura”, reforçou Oliveira.

Verba de R$ 32 mi deve ser liberada neste 1º trimestre

Como explicou Victor Hugo, o valor já previsto pelo Plano de Aviação Regional, do Governo Federal, deverá ser disponibilizado neste trimestre. “Estamos com os R$ 32 milhões para fevereiro ou março, que será assinado. É um investimento que vai fomentar o crescimento do nosso aeroporto, que hoje está pequeno”, informou. Ele explica que esse aporte ocorrerá para a construção de um novo terminal de passageiros, com a capacidade do dobro do atual, uma nova taxiway e um novo pátio de aeronaves, que irá triplicar de tamanho.

O projeto ainda não contempla a ampliação da pista, necessária para a operação de aviões a jato e, consequentemente, de novas companhias aéreas. Porém, há a busca dessa expansão em 400 metros. “Vamos trabalhar muito com o secretário Sandro, está na nossa pauta a ampliação da pista. Há duas possibilidades: levar a pista até onde passa o trem ou realizar o desvio da rodovia”. 

Local registra mais de 15 mil operações

Nesta quinta-feira (10), foi revelado o balanço da movimentação do aeroporto. E os números são recordes. No último ano, foram realizadas 7.700 decolagens e 7.727 pousos, movimentando 42.193 passageiros – em 2017, por exemplos, foram 8.377 entradas e saídas de aeronaves, resultando na circulação de 29.508 pessoas. Os números consideram todos os voos operados no Aeroporto Sant’Ana, que incluem o aeroclube, executivos, comerciais (através da Azul Linhas Aéreas) e serviços aeromédico. Um dos diferenciais desde o segundo semestre é a instalação do posto para o abastecimento de aeronaves, que atraiu diversos pilotos. “Estamos instalados em um local privilegiado, com posto de combustível próprio e atuando na melhoria do aeroporto”, disse Oliveira.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE