Vereadores elegem hoje nova Mesa Executiva | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores elegem hoje nova Mesa Executiva

Sessão especial tem início às 15 horas. Três vereadores concorrem à presidência, mas dois deles polarizam a disputa.

Daniel Milla, George Luiz de Oliveira e Ricardo Zampieri disputam presidência
Daniel Milla, George Luiz de Oliveira e Ricardo Zampieri disputam presidência -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sessão especial tem início às 15 horas. Três vereadores concorrem à presidência, mas dois deles polarizam a disputa.

Os vereadores de Ponta Grossa decidem nesta quinta-feira (13) os nomes que comandarão a Mesa Executiva da Câmara nos próximos dois anos de gestão. Em sessão especial marcada para as 15 horas, os membros do Legislativo escolherão os responsáveis pelos cargos de presidente, vice-presidente e primeiro, segundo e terceiro secretários.

Dois grupos polarizam a disputa da mesa, com um vereador correndo por fora. O da base governista é liderado por Daniel Milla (PV) e conta também com o atual presidente da casa, Sebastião Mainardes Junior (DEM), como candidato à vice-presidência. O grupo ainda é completo pelos vereadores Florenal da Silva (Pode), Jorge ‘da Farmácia’ Magalhães (PDT) e José Carlos ‘Dr. Zeca’ Raad (PPS) concorrendo aos cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente.

Além do apoio do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), o grupo conta com a articulação do presidente estadual do Podemos, Elizeu Chociai. Durante os últimos dias, Chociai foi o responsável por organizar encontros entre os membros da Câmara e fechar apoio dos demais vereadores. Pelo menos duas reuniões foram realizadas.

Quem também montou um grupo para concorrer à Mesa Executiva foi o presidente do diretório municipal do PSL em Ponta Grossa, Ricardo Zampieri. O vereador pertence à bancada de oposição na Câmara e tem ‘Pastor’ Ezequiel Bueno (PRB) na vice-presidência da chapa. Felipe Passos (PSDB), Sargento Guiarone (PROS) e Walter ‘Valtão’ José de Souza (PP) completam o grupo buscando os cargos de primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente.

As duas chapas garantem ter a maioria dos votos na Câmara, o que deixa a disputa apertada e indefinida. A expectativa é que as articulações às vésperas da eleição devam definir o grupo vencedor.

Correndo por fora está o vereador George Luiz de Oliveira, atualmente sem partido. George chegou a participar de encontros organizados pelo grupo de Daniel Milla, mas optou por lançar o próprio nome à presidência. O vereador não conta, oficialmente, com o apoio de nenhum outro membro da Câmara.

O Legislativo municipal é comandado há duas gestões pela base governista, através dos dois mandatos de Mainardes. A oposição não assume o cargo principal desde o final de 2014, quando Aliel Machado (PSB, na época no PCdoB) deixou a presidência para assumir uma vaga como deputado federal.

Votação tem início por 3º secretário

Apesar da formação de ‘chapas’ para a disputa, as inscrições foram feitas individualmente e a votação ocorre da mesa forma. De acordo com o regimento interno da Câmara, as eleições para a Mesa Executiva iniciam pela escolha do 3º secretário, seguindo em ordem crescente até a votação que decide o novo presidente. Em cada um dos cargos, os vereadores – incluindo os candidatos – escolhem um dos nomes da disputa. O vencedor será aquele que atingir a maioria absoluta dos votos, ou seja, contar com o apoio de 12 dos 23 vereadores (considerando que todos eles estejam presentes na sessão especial). Como a disputa para a presidência da Mesa Executiva conta com três nomes, pode haver a possibilidade de um segundo turno caso um dos três vereadores eleitos não atinjam a maioria absoluta dos votos.

Candidatos

PRESIDENTE:

Daniel Milla Fracaro (PV)

George Luiz de Oliveira

Ricardo Zampieri (PSL)

VICE-PRESIDENTE:

Pastor Ezequiel Bueno (PRB)

Sebastião Mainardes Júnior (DEM)

1º SECRETÁRIO:

Felipe Passos (PSDB)

Florenal Silva (Podemos)

2º SECRETÁRIO:

Jorge da Farmácia (PDT)

Sargento Guiarone (PROS)

3º SECRETÁRIO:

Dr. Zeca (PPS)

Walter José de Souza - Valtão (PP)

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE