Instituições definem programação cultural de 2019 | aRede
PUBLICIDADE

Instituições definem programação cultural de 2019

Próximo ano será pautado em atividades que trabalhem as conexões

Reunião foi realizada na Mansão Vila Hilda.
Reunião foi realizada na Mansão Vila Hilda. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Próximo ano será pautado em atividades que trabalhem as conexões

Um encontro realizado na última semana na Mansão Villa Hilda reuniu as quatro principais instituições ligadas à cultura em Ponta Grossa para a definição de uma grande agenda cultural para 2019. Participaram da reunião os representantes da Fundação Municipal de Cultura, da Divisão de Assuntos Culturais da UEPG, da Fecomércio/SESC PR e do Sistema FIEP/SESI PR.

Intitulado como o ‘Ano das Conexões’, 2019 terá atividades nas áreas de música, cinema, teatro, literatura, dança, artes visuais, patrimônio, contação de histórias, circo, culturas populares, tecnologia e diversidade das raízes étnico-raciais, muitas delas produzidas em conjunto por estas instituições. “Resolvemos fazer este convite para que possamos pensar e estruturar em conjunto um calendário cultural diversificado e bem planejado, com parcerias e sem conflito de datas. É a primeira vez que fazemos esta reunião e tivemos a participação de gestores realmente interessados no desenvolvimento cultural da cidade, para que a população saia ganhando”, disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante. Entre os eventos realizados pela Prefeitura estarão o 11º Festival de Música, o 5º Festival Nacional de Contadores de Histórias, o Flicampos, Festival Teatro e Circo em Festa, Poesia de Ponta, Batuque de Ponta, Festival Expressão Afro, Sexta às Seis, entre outros.

“É de suma importância que aconteçam esses momentos de organização, pensando a cultura da cidade de uma forma geral. Firmar parcerias é tornar a cultura muito mais produtiva e consciente”, defendeu a chefe da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UEPG, Sandra Borsoi, responsável pelo Fenata, FUC e Galeria de Artes da Proex, além de novas atividades propostas pela gestão empossada há três meses. Já o SESI trará à Ponta Grossa três grandes atividades de música e teatro em seu Circuito Cultural. “Nossa ideia é conseguir otimizar e somar os esforços para ampliar o público e a divulgação, fortalecendo a rede e as ações culturais”, destaca a coordenadora de Programação Estadual da Gerência de Cultura do Sistema FIEP, Thaisa Bonato, que apresentou e também colocou à disposição a nova Unidade Móvel de Cultura da instituição.

Para o gerente do SESC - Unidade Ponta Grossa, a iniciativa é muito válida. “São instituições que fomentam a cultura local, e quem ganha com tudo isso é a comunidade, que vai ter uma programação mais diversificada e ações em datas diferentes”, afirma. Entre as atividades a serem realizadas pelo SESC estão a Semana Literária, Palco Giratório, Comércio em Movimento, Leitura de Sobremesa, CineSesc, Sesc Encena, Sesc Dramaturgias e uma Mostra de Cinema Nacional.

A segunda etapa do encontro deverá envolver os diretores de escolas, universidades, para que as instituições educacionais também possam se agendar com antecedência e aproveitar as ações. Os gestores estão prevendo um lançamento oficial da Programação Cultural 2019 – Ano das Conexões, que deve acontecer no mês de fevereiro.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE