HU poderá ser o primeiro do Brasil a receber rim artificial
Membros da associação de pacientes renais visitam reitoria da UEPG e abrem possibilidade de parceria
Publicado: 22/11/2018, 16:20

Membros da associação de pacientes renais visitam reitoria da UEPG e abrem possibilidade de parceria
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Favero, receberam representantes da Associação Paranaense de Renais Crônicos (APRC). A visita teve como objetivo solicitar uma parceria da universidade com a University of California San Francisco (UCSF), para o desenvolvimento de um rim artificial. Participaram do encontro o presidente da APRC, Dalmo Souza, bem como os membros e apoiadores Cristiana Calixto, Badi Curi, Adriana Campagnoli, Abraham Lincoln Calixto e Eduardo Bacila.
A pesquisa com o rim artificial deve iniciar a etapa de testes com humanos em breve, e a conclusão do projeto está prevista para os próximos dois anos. Dalmo Souza foi conhecer a UCSF e tirar dúvidas sobre o dispositivo, que promete substituir a hemodiálise e o transplante feito em pacientes renais. A associação está arrecadando fundos para apoiar o trabalho.
O Pró-reitor Giovani Favero se comprometeu a enviar uma proposta de convênio para que a UEPG seja um polo de acompanhamento da pesquisa com humanos. O contato deve ser estabelecido através do Escritório de Relações Internacionais (ERI). Com isso, o Hospital Universitário deve ser o primeiro do Brasil a receber o rim artificial.
Pacientes renais de Ponta Grossa
Segundo Dalmo Souza, 180 pessoas fazem tratamento de hemodiálise em Ponta Grossa e 170 delas são atendidas pelo SUS. O gasto mensal de cada paciente é de aproximadamente R$ 12 mil, que varia conforme o estado geral de saúde. Cada sessão de hemodiálise gira em torno de R$ 1 mil reais, sendo apenas 20% desse valor bancado pelo SUS. O restante é mantido pelas clínicas e hospitais que fazem o procedimento. Dalmo acredita que um dos benefícios do rim artificial será a redução dos gastos dos estabelecimentos.
Universidade dos Estados Unidos é referência em tecnologias da saúde
A University of California San Francisco é um campus da University of California dedicado às ciências da Saúde, reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. Nove ganhadores do Nobel são ligados à UCSF, e de acordo com o Academic Ranking of World Universities é a 6ª melhor do mundo em Medicina Clínica e Farmácia.
Com informações da Assessoria