Lago de Olarias é esvaziado para instalação de deck
Reservatório do Lago teve nível rebaixado parcialmente para iniciar fundação de madeira que comportará estrutura do deck
Publicado: 20/11/2018, 21:00

Reservatório do Lago teve nível rebaixado parcialmente para iniciar fundação de madeira que comportará estrutura do deck
Imagens do Lago de Olarias mostram o baixo nível de água no local. A reportagem do Portal aRede esteve no local nesta semana e registrou o baixo índice no reservatório. Porém, a situação não tem relação com o índice de chuvas em Ponta Grossa. A Prefeitura Municipal ‘forçou’ o rebaixamento parcial do nível de água para dar início à fundação de madeira do deck que será instalado.
As imagens também mostram incidência de lixo no local, como pneus e garrafas plásticas. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos organiza ações contínuas no Parque para remover os dejetos despejados pela população. Além de servir como opção para lazer no município, o Lago também tem o intuito de conter cheias na região, que recebe o volume pluvial de boa parte do município.
A obra tem investimento de mais de R$ 14 milhões, que provém de emendas parlamentares estaduais e nacionais. Atualmente, a obra está no processo de terraplanagem para paisagismo e arruamento. As obras de arruamento contemplam a pavimentação completa das vias do entorno do primeiro dos cinco lagos projetados para o Parque, como as ruas Ivo Mendes Barreto e Alfredo Hagemeyer, com cerca de dois quilômetros de extensão. Já o paisagismo inclui a montagem da estrutura do parque.
Para a prática esportiva serão construídos uma pista de caminhada de 1.500 metros de extensão, ciclovia de 1.620 metros lineares, praça para skate, academia ao ar livre e centro esportivo para instalação de quadras poliesportivas, sendo duas de concreto e uma de areia. Um estacionamento com capacidade para cerca de 300 vagas, além de área administrativa, também serão construídos. Só as obras de paisagismo e arruamento estão recebendo um investimento de mais de R$ 4,09 milhões.
Também foi iniciada a drenagem para a execução das galerias pluviais. Após o término dessa fase, se dá início às obras de pavimentação e montagem do deck sob o espelho d'água. A previsão para a entrega da primeira fase do Lago é o primeiro semestre de 2019.
Obras foram retomadas em julho
A autorização para o início das obras de paisagismo e arruamento no Lago de Olarias foi assinada em julho deste ano pela governadora Cida Borghetti, durante evento em Ponta Grossa. O recurso foi proveniente de emendas parlamentares do deputado estadual Hussein Bakri (PSD). Dias após a liberação, as obras já foram retomadas no local. O projeto final prevê um Complexo de Lazer no local, que possui uma área de mais de 130 mil metros quadrados e espaço para um total de cinco lagos.