PG busca ampliar programa de combate a incêndios
O PAM de Ponta Grossa é o único do estado a possuir sede própria e busca parcerias para revitalização do espaço

O PAM da cidade é o único do estado a possuir sede própria e busca parcerias para revitalização do espaço
Fundado no início do ano passado, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Ponta Grossa é uma iniciativa que tem o objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a emergências. Fruto de alianças entre o poder público e a iniciativa privada, hoje conta com trinta empresas participantes na cidade, sendo dezesseis ativas – e agora, com o apoio da Prefeitura, busca parceiros para investir ainda mais na formação de grupos de respostas rápidas a desastres.
O PAM capacita funcionários de empresas para que, em caso de incêndios, por exemplo, já sejam realizadas ações imediatas e de apoio aos órgãos competentes. Segundo a pesquisadora Rosângela de França Bail, a unidade ponta-grossense é a única do Paraná a possuir sede própria, o Centro de Capacitação Técnica (CCT), gerido pelo Corpo de Bombeiros.
“Nós queremos reformar o espaço para contemplar todos os treinamentos do PAM, seguindo as normas ambientais. A ideia é disponibilizar o Centro para que as empresas participantes possam fazer treinamentos das suas brigadas e futuramente abrir a oportunidade para toda a comunidade”, explica Rosângela.
O capitão André Lopes de Oliveira, do 2º Grupamento de Bombeiros, lembra que o CCT foi construído em 1997 e hoje é subutilizado. “Iremos desenvolver o projeto para uma reforma adequada, que deve contemplar aspectos como pinturas, modernização da pista de combate a incêndio, sala de aula e piscina, entre outros”, explica o capitão.
Para viabilizar a obra e aumentar o número de capacitações o PAM busca parcerias da iniciativa privada. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, explica que a Prefeitura apoiará como mediadora do processo.
“Por ter credibilidade e contato direto com representantes das indústrias e comércio, a Prefeitura auxiliará na captação de parceiros. Reconhecemos a importância do programa, que visa evitar que desastres ocorram na cidade”, aponta Carbonare.
O gestor municipal também ressalta a importância do envolvimento do empresariado na iniciativa. “As indústrias possuem uma reserva obrigatória de materiais de combate a incêndios que é, muitas vezes, superior ao estoque disponível no Corpo de Bombeiros. Ter pessoal capacitado que já responda imediatamente ao problema pode evitar o agravamento das situações até que os órgãos competentes cheguem ao local”, avalia Paulo Carbonare.
As empresas interessadas em participar do PAM podem entrar em contato com o 2º Grupamento de Bombeiros para mais informações.
A importância da prevenção
A pesquisadora Rosângela de França Bail conta que o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) surgiu no Brasil na década de 80, após um desastre com vazamento de petróleo atingir mais de 3,5 mil pessoas, entre corpos encontrados, desaparecidos e desabrigados. “Queremos formar um grupo gestor de emergências. Hoje já somos referência estadual e com ele seremos pioneiros no país”, conta a pesquisadora.
O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, entende o programa de prevenção como necessidade. “Investir em segurança nunca é um gasto. Temos que aproveitar a nossa estrutura disponível e melhorá-la ainda mais, pois o benefício chega a todos”, ressalta Carbonare.
O PAM
O capitão do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, André Lopes, já havia detalhado o Plano de Auxílio Mútuo em entrevista no Portal aRede no mês de outubro. Veja clicando aqui!
Com informações da Assessoria





















