UTI Neonatal completa 5 anos com 462 atendimentos
Estrutura e profissionais do Hospital Universitário Regional da UEPG já atenderam 462 crianças durante o período

Estrutura e profissionais do Hospital Universitário Regional da UEPG já atenderam 462 crianças durante o período
A Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Universitário (HU-UEPG) completou cinco anos de criação. Ligado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o HU já atendeu 462 crianças desde o dia 1º de novembro de 2013, data de inauguração da UTI. Nesta quarta-feira (31), um evento no saguão do Hospital marcou a comemoração dos cinco anos de inauguração da UTI.
O evento foi prestigiado por profissionais que atuam na Unidade e também por crianças e familiares que passaram pela UTI. Um bolo e um coquetel foram oferecidos durante o encontro - o bolo foi produzido pelos profissionais que atuam na cozinha do HU. Além disso, funcionárias que atuam na Unidade se vestiram de heroínas para entregar presentes às crianças.
Primeiro internamento e retorno ao HU
O primeiro internamento na UTI aconteceu no dia 4 de novembro de 2013 - a menina Laura, moradora de Jaguariaíva, foi a primeira paciente da Unidade ao ser internada com problemas respiratórios. Laura e a família voltaram ao HU para participar das comemorações.
Durante as comemorações, o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG e diretor do Hospital por sete anos, destacou o empenho da equipe para a efetivação da UTI. “Neste momento especial gostaria de agradecer publicamente a todos profissionais que se dedicaram e se doaram para que a Unidade de Tratamento Intensivo se torna-se realidade. Vamos celebrar a vida!”, comemorou Everson.
A diretora do HU, a professora Tatiana Menezes Garcia Cordeiro, também participou das comemorações e ressaltou a importância da UTI para que inúmeras vidas fossem salvas. “Essa estrutura e seus profissionais foram vitais para que muitas crianças tivessem suas vidas salvas”, contou Tatiana.
Tratamento próximo e com qualidade
O médico intensivista Marcos Amari atua na UTI Neonatal do HU-UEPG desde o primeiro dia de funcionamento da estrutura. Atualmente respondendo como profissional técnico da Unidade de Tratamento Intensivo, Marcos ressalta a importância da estrutura de profissionais e equipamentos para Ponta Grossa e para os Campos Gerais.
“Estamos conseguindo contribuir para a cidade e para a região. Conseguimos atender essas crianças que, em tese, não tinham para onde ir aqui na cidade e agora podem receber atendimento aqui mesmo. Isso é importante para Ponta Grossa e para os Campos Gerais”, conta o médico.
Estrutura e equipe
Atualmente a UTI Neonatal conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogas, psicológicos e farmacêuticos. A estrutura do Hospital Universitário conta hoje com seis leitos de UTI Neonatal e quatro leitos de UTI Pediátrica.





















