Indústria chinesa inicia operações em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Indústria chinesa inicia operações em Ponta Grossa

Empresa irá se instalar em um barracão com cerca de mil m² no Jardim Europa. Importações serão iniciadas até novembro

Imagem ilustrativa da imagem Indústria chinesa inicia operações em Ponta Grossa
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após meses de negociações, o Grupo Pingle confirmou nesta semana a instalação de uma nova unidade da empresa em Ponta Grossa, com início imediato das operações. O anúncio foi feito durante viagem de uma comitiva de executivos ao Brasil, onde eles aproveitaram o Congresso Internacional da Indústria do Trigo, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Trigo (Abitrigo), para visitar Ponta Grossa e confirmar o investimento inicial de R$ 3,6 milhões na cidade.

A Pingle fabrica máquinas para moinhos de trigo e, com intenção de crescimento gradual, a unidade está iniciando sua operação em um barracão de quase mil metros quadrados no Jardim Europa. Os próximos passos são a importação de peças, máquinas para showroom e oficinas de rolos, além da disponibilização do atendimento e serviços de manutenção aos 36 clientes já existentes no Brasil.

“Essa é a primeira unidade do grupo no hemisfério ocidental, e a intenção é que futuramente ela atenda toda a América. Em cerca de 45 dias o maquinário já deve ser embarcado, pois já estamos com a documentação pronta e iniciando as atividades”, explica o representante brasileiro da Pingle, Luiz Valentim, que também afirma que a nova unidade faz parte da onda chinesa de investimentos no ocidente. “Estamos iniciando em Ponta Grossa, mas já com previsão de ampliação conforme a demanda de crescimento”, conta Valentim.

Inicialmente outras cidades brasileiras estavam sendo cotadas para receber a sede da indústria, mas após meses de negociações e viagens, tanto dos chineses à Ponta Grossa quanto de uma comitiva do governo municipal ao país oriental, a cidade foi escolhida. “Foi um longo trabalho entre as nossas equipes para criar uma relação de confiança, essencial para o fechamento do negócio. Além do investimento monetário e da futura geração de empregos, ter uma gigante chinesa destaca a cidade não só no estado, mas no País, que possui um mercado moageiro forte”, avalia o prefeito licenciado Marcelo Rangel. 

O intermédio foi feito pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, comandada por Paulo Carbonare. Além do apoio do poder público, ele cita alguns diferenciais da cidade “Nossa localização é privilegiada, possuímos qualidade de ensino – o que significa mão de obra capacitada -, logística que conta com entroncamento rodoferroviário e aeroporto ativo.

Indústria foi apresentada em Foz

A viagem dos representantes do Grupo Pinge contou com programação oficial tanto em Foz do Iguaçu, no congresso da Abitrigo, quanto em Ponta Grossa, com a equipe da Prefeitura Municipal. O grupo é formado pelo brasileiro Valentim e os executivos Bai BingQiang, engenheiros Zheng Wei e Lee Yaocheng e o gerente geral Zuo Kun.

Na semana passada eles estiveram no gabinete do prefeito em uma conversa informal e nos últimos dias participaram do Congresso Internacional da Abitrigo, onde atuaram como expositores e palestrantes. “A notícia do nosso investimento em Ponta Grossa foi muito positiva e atraiu as atenções para a nossa empresa – e consequentemente para a cidade. Estavam presentes representantes de todos os setores da cadeia de trigo”, conta Valentim.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right