Microcervejarias movimentam a economia de PG | aRede
PUBLICIDADE

Microcervejarias movimentam a economia de PG

Inaugurada no dia 15 de setembro, a Strasburger passa a compor o polo cervejeiro de Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Microcervejarias movimentam a economia de PG
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa tem se fortalecido, nos últimos anos, como um grande polo cervejeiro. Já com a história ligada à indústria da cerveja, com a Cervejaria Adriática, em pleno centro da cidade, instalada ainda no século XIX, a cidade agora é sede não apenas de duas das três maiores fabricantes do mundo, mas também de muitas cervejarias artesanais. A mais recente delas é a Strasburger, inaugurada no último dia 15 de setembro, no aniversário da cidade, que chega com uma história para contribuir para fomentar a economia local nesse ramo. 

Em entrevista ao vivo ao Portal aRede na tarde desta terça-feira,um dos sócios-proprietários, Florian Strasburger, filho do notório cervejeiro Jan Strasburger, que veio da Alemanha e trabalhou em algumas das maiores cervejarias do país, detalhou o projeto da cervejaria e o mercado regional. Para ele, a população ponta-grossense está bastante ligada a essa cultura cervejeira, aprendendo cada vez mais sobre. “A cidade tem uma história muito ligada a cerveja de tempos bem antigos. E agora com a onda da cerveja artesanal, acho que isso só enriquece a experiência cervejeira que a cidade pode oferecer. Então não deixa de ser atrativo turístico ser polo cervejeiro; fomenta a cultura cervejeira entre as pessoas, que passam a ficar curiosas para descobrir novos sabores”, indica.

Em uma visão mais ampla, Florian acredita que um município ser reconhecido como um polo no ramo é benéfico, não apenas pelo público, que passa a contar com mais opções e pode escolher as variedades, mas também pelas próprias empresas, que buscam o aprimoramento. “Acredito que é um aspecto positivo, porque apesar de existir concorrência, a concorrência faz com que todos se esforcem para apresentar um produto de excelência. E o público se torna mais exigente porque se torna conhecedor. Então é cenário positivo”, informa o empresário. 

Da mesma forma, para Florian, essa fama da cidade também torna-se um atrativo turístico. As pessoas podem vir para a cidade para fazer uma rota cervejeira, além da possibilidade de turistas poderem levar um produto nativo da cidade, como forma de mostrar o sabor da região. “Isso fomenta a cidade, leva nome de Ponta Grossa para fora o fato de existir microcervejarias. E sabendo que aqui existem boas cervejas, cervejas de qualidade, vai colocar Ponta Grossa, de certa forma, no protagonismo no cenário da cerveja”, completa. 

Empresa produz cinco estilos

A cervejaria Strasburger está instalada na Rua Coronel Dulcídio, 467, onde além da fábrica, há um bar. No local são comercializadas as cervejas produzidas pela empresa, cujo portfólio hoje inclui cinco rótulos: a 1987 Pilsen – Receita Original, Weiss, Stout, IPA e APA. A primeira delas é apontada como uma cerveja identificada com a história da família. “Essa é uma cerveja original do meu pai, que produzimos a partir anotações dele, assim como essas outras cervejas que nos dão orgulho”, esclarece Florian, lembrando que seu pai tem uma história ligada com o polo cervejeiro local, por ter trabalhado em uma cervejaria na cidade.

Equipamentos foram montados e não adquiridos

Todos os equipamentos da produção foram montados e não adquiridos, o que garante a exclusividade, inclusive, no processo fabril. “A ideia da cervejaria era do meu pai, que era mestre cervejeiro, e conseguimos colocar em prática o sonho dele, que faleceu antes de realizá-lo. Foi uma preparação de quase dois anos; fizemos todos os maquinários, pegamos os projetos do pai e usamos mão de obra da cidade”, explica. A fábrica tem a capacidade de produzir 10 mil litros de cerveja por mês, com possibilidade de ser ampliada.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE