UEPG recebe comitiva inglesa em processo de internacionalização | aRede
PUBLICIDADE

UEPG recebe comitiva inglesa em processo de internacionalização

Representantes da Universidade Leeds estiveram em Ponta Grossa na semana passada

Imagem ilustrativa da imagem UEPG recebe comitiva inglesa em processo de internacionalização
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Representantes da Universidade Leeds estiveram em Ponta Grossa na semana passada

Representantes do Instituto de Pesquisas em Sustentabilidade da Universidade de Leeds (SRI/UoL/UK) visitaram a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na última semana. O grupo veio participar de um workshop que discutiu a bioenergia na agricultura de base familiar - o evento foi organizado pelo Laboratório de Mecanização Agrícola da UEPG e faz parte de uma parceria que busca a internacionalização de conhecimento científico.

Acompanhados de docentes da UEPG que integram o projeto, os representantes ingleses visitaram a Reitoria da UEPG e se reuniram com o professor Miguel Sanches Neto, reitor da instituição. A visita faz parte de um projeto aprovado pelo Institutional Links - órgão que reúne recursos do Newton Fund e da Fundação Araucária com objetivo de incentivar ações de intercâmbio entre instituições brasileiras e inglesas.

O professor Carlos Hugo acompanhou a visita e destacou a importância do projeto para a internacionalização das ações da UEPG. “Participei de um workshop em Londres em 2015 sobre possíveis parcerias entre as instituições de ensino superior. A partir deste workshop, abrimos contatos com várias entidades, entre elas a Universidade de Leeds”, conta Carlos Hugo.

O professor Carlos Hugo destaca que a ponte internacional começou a ganhar forma em 2017, quando um edital internacional específico foi aberto visando trabalhos sobre desenvolvimento rural sustentável. “Esse edital tinha como foco a agricultura familiar e as pequenas propriedades. Como já tínhamos algum contato com representantes da Universidade de Leeds, apresentamos um projeto com essa proposta”, contou.

O docente da UEPG conta que os representantes da Universidade de Leeds mostraram interesse na parceria, principalmente com o intuito de “construir um projeto maior”. “A expectativa deles é compor um projeto que também consiga captar recursos via Organização das Nações Unidas [ONU] para viabilizar os estudos”, contou.

Reitor destaca importância do processo

O professor Miguel Sanches Neto destacou que o projeto de parceria com a Universidade de Leeds e com a Universidade de York integra saberes científicos e populares. "Pretendemos fazer um ato para oficializar a parceria com essas universidades, queremos inclui-las no leque de instituições que tem convênio conosco. O interesante é a união de conhecimentos populares e aqueles produzidos na Universidade. Esse é um modelo de intervenção universitária mais presente na realidade social", conta Miguel Sanches Neto. 

Projeto de internacionalização

O projeto de internacionalização em parceria com a Universidade de Leeds ganhou o aval do órgão financiador em dezembro de 2017 e começou a ser executado em abril deste ano. Além da UEPG, o projeto inclui professores da Unicentro, Unioeste e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Segundo Carlos Hugo, o projeto prevê a realização de três workshops - o primeiro deles foi realizado na semana passada. O encontro inicial teve como preocupação discutir o aspecto do campo, da transformação da cultura da batata doce e ainda questões ligadas à políticas públicas no setor.

Em dezembro, a programação prevê que representantes da UEPG e das demais universidades brasileiras participantes viajem para Londres com o objetivo de integrar um novo workshop. Outro encontro deverá ser realizado na UEPG em maio de 2019, ainda com data a ser confirmada - este terceiro workshop será destinado à formatação da proposta final para o desenvolvimento rural.

Mitigação de mudanças climáticas

De acordo com o professor Carlos Hugo, a troca de conhecimento tem como intuito constituir uma rede e um grande projeto contemplando a produção, transformação e criação de políticas públicas em torno de culturas bioenergéticas ligadas à agricultura de base familiar.

“Nesta visita estiveram presente professores da Universidade de Leeds, Nicola Favreto e Paola Hernandez Montes da Oca de Sakai, e da Universidade de York, Marco Sakai. Todos pesquisadores em desenvolvimento sustentável, cujo objetivo é mitigar mudanças climáticas”, conta Carlos Hugo.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE