Centro de PG vai receber 'semáforos inteligentes' | aRede
PUBLICIDADE

Centro de PG vai receber 'semáforos inteligentes'

Projeto da Autarquia visa melhorar tráfego em vias da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Centro de PG vai receber 'semáforos inteligentes'
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto da Autarquia visa melhorar tráfego em vias da cidade

Após a digitalização do ‘EstaR’, a rede de semáforos no centro da cidade também será reformulada. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, via Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), iniciou nesta quarta-feira (15) a implantação do projeto ‘Semáforos Inteligentes’.

A novidade foi anunciada em vídeo publicado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) nas redes sociais. As reações à novidades foram positivas, parabenizando a implantação do sistema digital no trânsito da cidade.

O novo sistema permite alterações do centro de controle, que existia desde 2007 e foi reformado, em tempo real com o que acontece nas ruas, de acordo com o fluxo do trânsito.

O processo de implantação do projeto foi iniciado com a instalação de câmeras nos sinaleiros das principais vias do centro do município. Além de registrar infrações dos motoristas, os equipamentos também colheram informações para organizar a engenharia de trânsito. O projeto ainda será aprimorado com a aquisição de novas câmeras que serão adquiridas para dinamizar o processo de envio de dados.

Os corredores da Rua Augusto Ribas, Avenida Balduino Taques e Avenida Vicente Machado estão entre os pontos que já receberam a mudança. Pelo projeto ainda estar sendo inicializado, alguns erros poderão acontecer na fase inicial e alterações podem ser feitas Segundo Pellissari, esta novidade poderá acarretar na criação de uma faixa exclusiva para os coletivos do transporte público após a análise dos dados registrados.

O presidente da Autarquia comemora os novos investimentos para área: “Com o apoio do Executivo, conseguimos buscar novas tecnologias e implantá-las no município para melhor o tráfego nas vias de Ponta Grossa. Isso possibilita criar novas frentes de trabalho para seguir melhorando o fluxo de veículos”, afirma, citando também o número de 200 mil veículos que trafegam na cidade.

O investimento para a aplicação do projeto foi de R$ 900 mil e inclui melhorias para a central semafórica, aquisição das câmeras, engenharia de tráfego e monitoramento.

‘Estar’ inicia atividades em nova etapa

A AMTT implantou na última segunda-feira (13) o ‘EstaR Digital’ em Ponta Grossa, a fim de “melhorar a performance do sistema de rotatividade das vagas”, conforme o presidente da AMTT, Roberto Pellissari. O Estar Digital permite que as transações de compra, validação e renovação do tempo de utilização das vagas, assim como a regularização de notificações do Estacionamento Regulamentado (EstaR) sejam feitas inteiramente através de um aplicativo gratuito. Entretanto, o órgão seguirá trabalhando em um sistema misto, com os blocos físicos e a validação digital durante os próximos meses.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE