Sant’Ana movimentou mais de 20 mil passageiros neste ano
No ano passado essa marca só foi alcançada no mês de agosto.

No ano passado essa marca só foi alcançada no mês de agosto.
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional divulgou nesta quinta-feira (5) o balanço do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (PGZ), o Aeroporto Sant’Ana, referente ao mês de junho. Considerando o fechamento do semestre, a alta na movimentação de aeronaves foi de 138%, chegando a quase 7 mil pousos e decolagens; já o total de passageiros foi de quase 20,1 mil, número 47% maior do que o do mesmo período do ano passado – e alcançado, em 2017, apenas no mês de agosto.
Os números consideram todos os voos operados no Aeroporto Sant’Ana: do aeroclube, executivos, comerciais (através da Azul Linhas Aéreas) e serviços aeromédico e comercial. O superintendente do PGZ, Victor Hugo de Oliveira, lembra que a partir de agosto a pista do aeródromo passará por melhorias. E futuramente será ampliada “Em breve, passará de 1.430 metros de extensão para 1.830. Isso possibilitará o pouso de aeronaves maiores, e criará a chance de que outras empresas possam se instalar em Ponta Grossa e ofertar viagens para outras cidades além de Campinas”, aponta Oliveira. Quando a pista for ampliada, poderá receber aviões a jato, como o Airbus A-319 – hoje opera apenas com o turbohélice ATR-72
Ainda existe a expectativa para que o local receba mais voos regulares. O interesse da companhia aérea ocorre pelo fato de que que a ocupação dos voos tem sido bastante satisfatória. “Receber uma informação de uma diretora da Azul, dizendo que nossa linha regular é uma das mais rentáveis do país, e que tem a intenção de fazer ampliação das linhas da Azul, é porque Ponta Grossa realmente está no bom caminho”, revelou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) durante a semana, lembrando ainda da viabilização de recursos para a ativação e ampliação do aeroporto.
Vistoria da ANAC e reforma da pista
Recentemente, o aeroporto passou por uma vistoria, realizada por representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), para que o aeroporto obtenha a certificação definitiva. Atualmente o aeroporto possui um certificado provisório. Caso todos os itens vistoriados sejam aprovados, o Sant’Ana obterá o certificado de operação de aeroporto permanente.
Já para agosto estão marcadas as obras de reforma da pista, cujo investimento será na casa dos R$ 4 milhões. A empresa vencedora da licitação é a Antonio Moro, que fará o recapeamento da pista, em uma área de aproximadamente 45 mil m². A reforma levará cerca de um mês, e nesse período, o aeroporto ficará fechado para os voos. Com a reforma, que vai aumentar o coeficiente de resistência da pista, e a operacionalização por ILS, o aeroporto estará apto, inclusive, a receber aviões um pouco maiores.
Aeroporto foi reaberto após 14 anos
O aeroporto Sant’Ana teve os voos comerciais retomados no dia 13 de outubro de 2016, e hoje conta com quatro voos semanais entre Ponta Grossa e Campinas feitos pela empresa Azul – três durante a semana e um no fim de semana. O local teve o uso comercial reativado após 14 anos – durante esse período de inatividade, o Sant’Ana funcionou praticamente como um aeródromo privado.





















