Alunos usam aparelho que mede oxigênio para análise da água
Publicado: 19/11/2014, 22:32

Alunos do curso técnico em Química, do Colégio Estadual João Ricardo Von Borell du Vernay tiveram nesta quarta-feira (19) uma atividade diferenciada durante a coleta das últimas amostras do ano para análise. Os alunos participam do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio na cidade, desenvolvido em parceria pela Sanepar, Unilivre e Secretaria Estadual da Educação.
“Nessa coleta fizemos uma atividade prática com o uso do oxímetro, equipamento usado para medir o oxigênio dissolvido (OD)”, explica a gestora socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia. “A coleta foi feita em três pontos distintos ao longo do curso do arroio e, em cada uma delas, os resultados foram diferentes, considerando as características do entorno”, detalha Geraldo Mikowski, da Sanepar, que orientou as coletas. Além do OD, também foram aferidas a temperatura e o pH da água.
Complementadas
As análises feitas com o oxímetro foram complementadas com análises laboratoriais, realizadas utilizando o kit fornecido pelo projeto Sustentabilidade e equipamentos do próprio Colégio, como o espectrofotômetro, utilizado nas análises químicas. Também foi coletado material para a realização de análise microbiológica nas amostras.
Para o aluno Jackson Yuri Machado de Paula, a experiência com o oxímetro foi interessante. “Tivemos a oportunidade de conhecer o equipamento, que tem resultado imediato, e comparar com as análises feitas com os recursos que dispomos no laboratório”, disse ele. Jackson observou, ainda, que atividades como esta possibilitam vivenciar a aplicação da química especificamente em saneamento e além das paredes do laboratório.
A próxima atividade irá ocorrer em Curitiba, no Seminário de Integração do Projeto Sustentabilidade da Escola ao Rio, nos dias 9 e 10 de dezembro, reunindo alunos de todo o Paraná.
Informações da AEN.