Zampieri quer acabar com ‘cobrança de ar’ na conta de água | aRede
PUBLICIDADE

Zampieri quer acabar com ‘cobrança de ar’ na conta de água

Projeto do vereador obriga a Sanepar a instalar eliminador de ar nos novos hidrômetros

Imagem ilustrativa da imagem Zampieri quer acabar com ‘cobrança de ar’ na conta de água
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O vereador Ricardo Zampieri (PSL) protocolou na noite de segunda-feira (21) o projeto de lei 135/2018, que obriga a Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) a instalar equipamentos eliminadores de ar nos hidrômetros. De acordo com o parlamentar, a proposta quer acabar com a cobrança incorreta por parte da Sanepar, muitas vezes ocasionada não pelo consumo de água, mas sim pela presença de ar na tubulação.

O projeto de Ricardo prevê que os hidrômetros instalados após a aprovação da lei sejam acompanhados, necessariamente, da instalação do eliminador de ar de forma integrada, bancados pela Sanepar e sem custo adicional ao consumidor. “Estudos mostram que a instalação desse eliminador de ar da tubulação pode diminuir em até 40% o consumo de água em uma residência. Podemos estimar que 30% da fatura de água cobrada é, na verdade, ar que vem na tubulação”, ressalta o parlamentar.

A proposta apresentada por Ricardo irá tramitar nas comissões internas da Câmara Municipal antes de ser votado em plenário – o vereador do PSL também é incentivador de um projeto que obriga a Sanepar a realizar uma nova pavimentação nas ruas em que as intervenções no asfalto superem 30% da área total. “O eliminador de ar da tubulação é um equipamento que vai contribuir para a transparência na cobrança do serviço”, destacou.

De acordo com o texto sugerido pelo parlamentar, caberá a Sanepar a instalação dos equipamentos novos. Nos hidrômetros antigos, o próprio consumidor poderá viabilizar a instalação do eliminador com uma empresa autorizada, por conta própria. “Acredito que a economia na conta compensa do pequeno investimento”, disse Ricardo.

“Também apresentamos a possibilidade de que uma empresa instale o equipamento, ou mesmo um profissional autônomo, desde que o material seja devidamente patenteado”, destacou Ricardo. O vereador do PSL lembrou ainda que a proposta visa fazer com que o cidadão saiba quanto realmente gasta no consumo de água “e não tenha mais a sensação de que está pagando pelo ar que está na tubulação”, destaca.

Sanepar diz que cumpre lei que trata do assunto

Através da assessoria de imprensa, Sanepar informou que cumpre lei que dispõe sobre a questão no Paraná. Conforme a legislação vigente, “a instalação dos eliminadores de ar só poderá ocorrer na rede de distribuição global, ficando vedada qualquer instalação deste aparelho na ligação e instalação predial de água, formadas pelo ramal predial, cavalete, hidrômetro e demais conexões e tubulações localizadas no imóvel dos usuários”, diz a empresa. “Somente a Sanepar poderá executar a instalação dos eliminadores de ar, sendo que poderá fazê-lo diretamente ou através de terceiros, mediante processo licitatório e sob sua fiscalização”, informou a companhia.

“Pensando sempre de forma coletiva, nos pontos onde a intermitência e/ou interrupção no abastecimento é maior, a Sanepar instala ventosas na rede de distribuição. Estas ventosas, equipamentos testados e tecnicamente aprovados, têm como função eliminar o ar que se formou na rede antes que ele chegue à casa dos clientes. Em testes realizados, tanto laboratoriais quanto em situações reais, a quantidade de ar que passou pelo hidrômetro é tão pequena que não chegou a representar diferenças significativas para o consumo”, diz a Sanepar.

A empresa alerta ainda que a instalação indevida desse tipo de equipamento, além de infringir a legislação, pode causar grave risco à saúde pública, prejudicando a qualidade da água ao oportunizar a contaminação pelo manuseio inapropriado das instalações.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE