Reforma da Estação Saudade será licitada em 30 dias
Reforma da Estação Saudade será licitada dentro de 30 dias. Informação foi revelada ao Jornal da Manhã e Portal aRede pelo presidente reeleito da Fecomércio, Darci Piana

Reeleito presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná na última sexta-feira (11), Darci Piana comandará a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná por mais quatro anos, até 2022. Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, ele afirmou que neste período fará um trabalho de continuidade, especialmente em relação às obras já iniciadas ou que estão por começar. Entre esses investimentos, Piana citou um importante aporte no município de Ponta Grossa, na região central: a revitalização da Estação Saudade, cujo prédio está sob a concessão da Federação. A licitação, segundo ele, ocorrerá já nas próximas semanas.
“A Estação Saudade está em fase final de controles complementares e, dentro de no máximo 30 dias, sai a licitação final dessa obra, que com certeza vai ajudar muito a cidade de Ponta Grossa, pois terá um centro cultural organizado, também com uma escola de gastronomia e o Café Senac”, explicou o presidente da Fecomércio. Tal investimento, como ele explicou faz parte de um pacote de diversos aportes realizados no Estado. O valor estimado para ser aplicado em Ponta Grossa está na casa dos R$ 8 milhões.
Em todo o Paraná, são cerca de R$ 200 milhões em obras. “São obras que estão andando no Paraná inteiro, como sede nova da Federação que será construída ao lado; temos Arapongas, temos Nova Londrina, a Unidade de Maringá com ampliação e reforma; Bela Vista do Paraíso e a cidade de Palmas”, resume Darci Piana.
José Loureiro, vice presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa, lembra que todas as atividades que serão exercidas, com o café-escola, restaurante-escola, trarão qualificação profissional para toda a região dos Campos Gerais. “Será um diferencial para o atendimento de restaurantes e bares, para que o turista e os moradores daqui tenham um atendimento melhor, porque, infelizmente, nem todos os lugares são preparados”, relata. Ele acrescenta que a revitalização irá fomentar o turismo, além de ser benéfico para a região do quadrilátero histórico. “Isso valoriza a região e é muito bom para o próprio comércio. Um ajuda o outro”, completa.
Como explica Loureiro, além dessa parte de qualificação, haverá também o aspecto cultural, com projetos de cinema, música, biblioteca, exposições, lançamentos de livros, cursos, entre outros. “Com a localização ao lado Terminal Central facilita mais o acesso”, completa. O prédio da Estação foi construído em 1900 e conta com 2.748 mil metros quadrados, divididos em dois pavimentos.
Eleição ocorreu na última sexta
Dos 63 sindicatos ligado à Fecomércio, 58 estavam aptos a votar e 57 fizeram uso do voto na sexta-feira, dia 11. Na contagem de votos a chapa composta por Darci Piana recebeu 50 votos. Após contagem dos votos, Piana agradeceu a todos os membros da diretoria, aos presidentes de sindicatos filiados e aos colaboradores do Sistema. “Essa reeleição é fruto de muita união e trabalho. Temos nos esforçado para conquistar o prestígio que temos hoje, resultado da colaboração de todos”, afirmou, reiterando o apoio para o setor empresarial.





















