Lideranças lançam ‘Movimento Popular Periferia’ em PG | aRede
PUBLICIDADE

Lideranças lançam ‘Movimento Popular Periferia’ em PG

Movimento social nasceu nos conjuntos habitacionais do ‘Minha Casa, Minha Vida’ na cidade

Movimento nasceu nos conjuntos habitacionais da cidade
Movimento nasceu nos conjuntos habitacionais da cidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Clube Verde Princesa dos Campos vai ser palco de lançamento do Movimento Popular Periferia (Moppe), no próximo sábado, 5 de maio, a partir das 14 horas. Segundo os organizadores, a principal meta do Moppe é unir ideias e ações para se contrapor à retirada de direitos dos trabalhadores e buscar melhor qualidade de vida para todos, dentro de um espaço aberto, solidário, de ação social, cultural, espiritual e político em Ponta Grossa.

O evento é aberto a toda população com entrada livre e contará com apresentações culturais que incluem música popular, moda de viola, hip hop, ballet, capoeira, escolas de samba e números teatrais de grupos de estudantes. Também haverá palestras como a do senador Roberto Requião e do defensor público Ricardo Menezes da Silva, assim como do presidente da APP-Sindicato de PG, Tércio Nascimento e de um representante da Rede de Advogados Populares (Renap). Além disso, lideranças comunitárias, estudantis e sindicais que se uniram para formação do movimento vão falar ao público sobre os principais aspectos do Moppe.

“A ideia do movimento surgiu quando os moradores de vários conjuntos habitacionais do ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’ se uniram para derrubar as cobranças irregulares de IPTU a que estavam sendo submetidos pela Prefeitura no ano passado. Como essa ação foi vitoriosa, outras demandas que unem a população foram surgindo e agora o movimento está tomando corpo de forma organizada”, disse o presidente da Associação de Moradores da Vila Santo Antônio, José Carlos Faustin.

O presidente da Organização Não Governamental (ONG) Caminho Certo, Marcelo de Barros, conhecido com Professor Careca, explica que “a organização do povo a partir de sua base popular, nas vilas, locais de trabalho e escolas irá enfrentar problemas comuns que atingem a população que está na periferia do sistema”, explica .

As lideranças que iniciaram as ações contra as cobranças de IPTU tiveram desde o princípio o apoio dos deputados Péricles de Holleben Mello (estadual - PT) e Aliel Machado (federal – PSB), mas o Moppe pretende unir representantes de outros partidos. “Sabemos que o Moppe é suprapartidário. A tônica é a articulação de espaços e momentos de resistência popular atuando junto às organizações e grupos que lutam por uma sociedade mais justa com maior representação e organização popular”, diz Péricles.

Para o deputado Aliel, o Moppe vai valorizar a família e estimular a mobilização. “O Moppe está construindo ações de valorização da dignidade das instituições familiares entendendo que a luta pela família não é uma ação apenas moral, mas de dignidade do trabalho, da qualidade da Saúde e da Educação. Passamos por um momento político delicado no nosso país, onde a população não se sente representada. Por isso as organizações sociais, em especial as periféricas, serão importantes agentes de transformação social e de luta” destaca.

De acordo com Faustin, a adesão e participação no Moppe é condicionada à concordância com o manifesto que será divulgado no dia do lançamento. “O Moppe não terá diretorias ou hierarquias de mando e poder dentro dele. A princípio terá uma coordenação provisória, mas no futuro, todos que quiserem se responsabilizar por ações dentro do Moppe terão oportunidade”, disse.

SERVIÇO

Lançamento do Movimento Popular Periferia (MOPPE)

Clube Verde Princesa dos Campos

Dia 5 de maio, 14 horas

ENTRADA LIVRE

Palestras:

Senador Roberto Requião – Darci Frigo (Renap) – Ricardo Menezes (Defensoria Pública) – lideranças comunitárias e políticas de Ponta Grossa.

Apresentações culturais de música, hip hop, ballet, capoeira, escolas de samba e teatro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE