Comércio de PG reage e vendas têm alta de 1,7% | aRede
PUBLICIDADE

Comércio de PG reage e vendas têm alta de 1,7%

Dos 12 setores do comércio, em sete o faturamento cresceu em relação ao mesmo mês de janeiro de 2017

Imagem ilustrativa da imagem Comércio de PG reage e vendas têm alta de 1,7%
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa iniciou 2018 com um resultado positivo para o comércio. A pesquisa conjuntural, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), divulgada nesta segunda-feira (12), aponta que houve um incremento de 1,7% no faturamento das vendas no mês de janeiro, na comparação com o mesmo período no ano passado. É um crescimento real, já descontada a inflação do período. Entre os 12 setores do comércio analisados, sete apresentaram crescimento na comparação com janeiro de 2017. No Paraná, a média de crescimento foi ainda maior, na casa de 3,5%..

Apesar do crescimento médio estadual, em Curitiba e Região Metropolitana, por exemplo, houve uma retração de 0,9%. Os melhores resultados no Paraná foram registrados no Oeste, onde o incremento foi de 17,7%, e no Sudoeste, cuja alta atingiu 7,5%. Em Ponta Grossa, os setores que mais tiveram alta no faturamento foram de calçados (52,6%, segundo a pesquisa), lojas de departamentos (39,7%), concessionárias de veículos (13,6%), e vestuário e tecidos (9,7%). Os únicos setores com queda foram farmácias (-1,34%), moveis, decorações e utilidades domésticas (-2,7%), autopeças (-5,3%) óticas (-5,8%) e combustíveis (-13,2%).

Empresário lojista do ramo de roupas, calçados e confecções (Maria Mariá; Maria Mariá Mix, entre outras), Regis Godoy confirma o forte crescimento nas vendas neste início de ano. Porém, como investiu em mídia e em uma política diferenciada de preços baseada nos três p’s (preço, prazo e produto), não consegue distinguir o quanto as vendas cresceram devido às mudanças ou a uma ‘reação’ do mercado. “Houve um crescimento significativo, tanto no setor de calçados quanto em confecções. Mas fica difícil saber se é pelo mercado, como um todo, ou específico da empresa, que está se adaptando, com preços mais baixos e mantendo a qualidade”, explica. 

José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), afirma que isso é positivo, já que dá a perspectiva de que 2018 seja melhor que os anos anteriores. “Isso é o sinal verde para começar o ano com o pé direito. As lojas também fizeram promoções e isso contribuiu, pois muitas pessoas guardaram dinheiro do Natal para gastar depois”, disse. O aumento no número de empregados na cidade foi fundamental na reação. “Com mais pessoas empregadas, mais pessoas compram e o setor começa a se recuperar”, alega.

Perspectiva é de crescimento para 2018

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Paulo Carbonare, também ressaltou a retomada do emprego como essencial, revelando o impacto direto no setor de serviços e nas vendas. E, com novos investimentos previstos para este ano, acredita que 2018 será muito positivo para o comércio. “Temos uma ótima perspectiva para Ponta Grossa devido aos investimentos que estão acontecendo, tanto na indústria, mercado municipal e na construção civil”, diz.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right