Moradores criticam falta de atendimento na UBS do Cerejeiras
Segundo a população, Unidade Básica de Saúde “sofre” com a falta de funcionário. Prefeitura questiona a informação e garante atendimento
Publicado: 02/03/2018, 16:07

Os moradores do Jardim Cerejeiras, em Ponta Grossa, procuraram a reportagem do portal aRede e do Jornal da Manhã para reclamar da falta de atendimento e insumos na Unidade Básica de Saúde do bairro. De acordo com os moradores, o local “praticamente não é mais aberto” e, quando abre, sofre com a falta de insumos e medicamentos. A Prefeitura de Ponta Grossa questionou a informação e apresentou outra versão para o caso.
Segundo os moradores, a UBS Adão Ademar teria agendamento de consultas apenas para maio, além da falta de enfermeiros e medicamentos básicos. “A gente fica muito triste vendo uma situação como essa, uma Unidade com estrutura boa, mas sem pessoal e material para trabalhar”, afirmou uma moradora da região que preferiu não se identificar. Segundo ela, os moradores teriam que buscar atendimento na UBS do Jardim Amália.
Via assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou uma outra versão sobre o caso. O órgão informou que o quadro de enfermeiros que atuam nas atividades em questão, estaria desfalcado por oito profissionais por motivo de licença maternidade e afastamento. No entanto, a SMS garantiu que em "em momento algum" a população ficou desassistida
A SMS informou que duas vezes por semana os profissionais da UBS mais próxima vão até o local, na UBS do Jardim Cerejeiras, para fazer o atendimento de preventivo, pré-natal e testes rápidos – as visitas acontecem nas segundas e sextas-feiras. Apenas os exames de puericultura estariam sendo feitos em outra unidade, a UBS Ezebeu Linhares, no Jardim Amália.
A SMS ressaltou ainda que a contratação de novos profissionais para suprir a escala não pode ser feita diante do limite prudencial do município (gastos que o Executivo tem com folha de pagamento).