Igreja de PG celebra os 500 anos da Reforma Protestante
A celebração de hoje compõe um conjunto de atividades festivas da Reforma. Ao longo do ano, várias atividades alusivas aos 500 anos foram feitas

A celebração de hoje compõe um conjunto de atividades festivas da Reforma. Ao longo do ano, várias atividades alusivas aos 500 anos foram feitas
A Comunidade Bom Pastor, paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), comemora hoje (31) os 500 anos da Reforma Protestante iniciada por Martin Lutero.
O pastor da IECLB em Ponta Grossa, Diego Biehl, relata que as alterações propostas por Lutero para a igreja humanizaram a visão que as pessoas tinham sobre a Bíblia. “Mesmo que seu acento teológico fosse a Bíblia, Lutero não era ‘literalista’. A entendeu como um livro plural, humano e divino como o próprio Cristo, testemunho do agir de Deus na humanidade contado por pessoas bem humanas e pecadoras”, interpreta Biehl.
Ainda que se trate de um acontecimento religioso, a Reforma Protestante teve impactos fora do campo da fé, como na educação. A pesquisadora de educação, Luciane Barbosa, em artigo publicado na revista Educação e Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), afirma que Lutero incentivava a população a enviar seus filhos à escola, pois acreditava que cidadãos melhor instruídos eram relevantes para a Igreja e para o Estado.
A celebração de hoje compõe um conjunto de atividades festivas da Reforma. Ao longo do ano, várias atividades alusivas aos 500 anos foram feitas. Em agosto um grupo de 18 membros viajaram à Alemanha para visitar os principais lugares ligados à Reforma.
Henrique Mass, que participou dessa viagem, relata que percebeu diferenças entre as igrejas alemãs e as brasileiras que pertencem à mesma denominação. Mass relata que a igreja alemã é mais estruturada que a brasileira por conseguir atrair os membros para os cultos na metade da semana.
A festividade será lembrada com um culto especial realizado às 19:30 horas no templo da avenida Doutor Francisco Búrzio, 680, Centro de Ponta Grossa.





















