Projeto fomentará o crescimento de cervejarias artesanais na região | aRede
PUBLICIDADE

Projeto fomentará o crescimento de cervejarias artesanais na região

Ação faz parte das ações do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná. Início está previsto para março de 2018

Imagem ilustrativa da imagem Projeto fomentará o crescimento  de cervejarias artesanais na região
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

om o objetivo de potencializar o polo cervejeiro de Ponta Grossa e região, através do incentivo à formalização dos produtores caseiros de cerveja, o Sebrae realizará um projeto de qualificação aos empreendedores interessados: o ‘Da Panela pro Mercado'. Na próxima semana, na terça-feira, dia 31, escritório regional do Sebrae em Ponta Grossa sedia o pré-lançamento do projeto, voltado para produtores com potencial de empreender. O projeto em si terá início em março do próximo ano, e faz parte das ações do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná. 

“A qualificação é voltada aos produtores de cerveja caseiros que querem ter uma marca, que querem empreender. O objetivo é tornar mais fácil e trazer clareza sobre algo que é muito complexo, já que uma indústria, para formalizar, por exemplo, leva entre oito meses e um ano”, esclarece a consultora do Sebrae na região, Michele Riquetti. No total, ela explica, é um projeto de qualificação que compreende três ciclos, com quatro encontros cada, com um total de 30 vagas. “Dentre os tópicos a serem abordados nos workshops estão modelos de negócios; processo de formalização da empresa; legislação específica; marketing e comunicação; finanças e tributação”, informa a consultora do Sebrae 

Os produtores também terão esclarecimentos sobre o mercado, se, para eles, é mais interessante investir em uma cervejaria nova ou, de início, adotar o processo de produção ‘cigana’, ou seja, produzir suas bebidas nas estruturas de pequenas cervejarias já existentes na cidade, algo que é muito comum. “De forma geral, quem produz na panela, tem o anseio de comercializar. A partir do momento que crescer, vai precisar formalizar. E com isso, o preço de comercialização hoje poderá não ser mais o mesmo, já que 50% do preço do produto final neste ramo está relacionado à tributação. Por isso será abordado o melhor modelo”, informa, lembrando que há uma burocracia por ser um produto delicado, ligado à alimentação, precisando de um padrão de qualidade.

O projeto é voltado para produtores de toda a região dos Campos Gerais e terá um custo acessível, segundo explica a consultora. E a região dos Campos Gerais será pioneira no Estado. “A regional vai rodar esse piloto: o primeiro ciclo acontece em Ponta Grossa, e atende a região toda. Mas já existe demanda para levar para Curitiba e, a partir daí, para outras regionais”, conclui a consultora. 

Pré-lançamento ocorre nesta terça-feira em PG

A programação do pré-lançamento inclui quatro talks, com o Sebrae/PR, a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Às 20h50 acontece a palestra com Jamal Awalladak, engenheiro químico, PhD em processos bioquímicos, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apresentador do Canal Beer School, no Youtube. Ele vai falar sobre os desafios técnicos e financeiros da produção de cerveja em larga escala. As inscrições são gratuitas, limitadas a 70 pessoas. Elas podem ser feitas até segunda-feira (30) através do telefone (42) 3228-2500, com Vanessa ou Karine.

Polo Cervejeiro

O município de Ponta Grossa tem consolidado a instalação de um polo cervejeiro. Além da multinacional Heineken, presente na cidade há 20 anos, em 2016 se instalou em Ponta Grossa a maior cervejaria do grupo Ambev no Brasil. Além disso, há diversas microcervejarias com suas fábricas, como a Schultz, Oak, Palais, Tropeiro, Brauns, entre outras. Em municípios da região também há cervejarias artesanais, como a Nat Bier, de Palmeira.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right