Agência do Trabalhador emprega mais de 1,7 mil pessoas no semestre | aRede
PUBLICIDADE

Agência do Trabalhador emprega mais de 1,7 mil pessoas no semestre

Alta se deve a um melhor aproveitamento das vagas, necessidade dos trabalhadores e novas parcerias desenvolvidas

Imagem ilustrativa da imagem Agência do Trabalhador emprega mais de 1,7 mil pessoas no semestre

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa mais do que dobrou o número de pessoas colocadas no mercado de trabalho no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Balanço revelado pelo órgão, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, mostra que, entre janeiro e junho, foram 1.772 pessoas colocadas em empresas, aproveitamento 108,5% superior aos 850 registrados no primeiro semestre de 2016.

John Elvis Ramalho, gerente da agência, aponta que o principal fator desse crescimento é a mudança de postura do órgão, que encaminha um menor número de candidatos às vagas disponibilizadas, porém com perfis mais adequados às exigências do empregador. Outro fato também ele considera relevante nesse incremento dos números: a sobra do desemprego que faz com que as pessoas se apeguem com outras áreas de atuação. “Os candidatos mais qualificados estão percebendo a dificuldade de reinserção, então, ao serem encaminhados, estão aceitado. Eles têm consciência que não estava dando para escolher muito as vagas oferecidas”, destaca.

Há, ainda, um terceiro fator que está contribuindo para um crescimento no número de contratados, a parceria com novas empresas, que estão oferecendo suas vagas de emprego junto à Agência do Trabalhador. “Hoje temos uma média de 300 empresas que oferecem vagas, e temos empresas novas. Há várias ofertando vagas para pessoas com deficiência, que estão percebendo melhor que essas pessoas são capacitadas para o mercado de trabalho”, completa. 

Ainda a respeito do encaminhamento, os números mostram que, neste ano, o número de encaminhados aumentou em 5%, mas em função também do crescimento de vagas ofertadas. Neste ano foram 13 mil pessoas encaminhadas para 2,6 mil vagas ofertadas – o que representa um aproveitamento de 67% das vagas ofertadas – no ano passado foram 2,5 mil vagas ofertadas, o que representa um aproveitamento de 33%. Segundo ele, o aumento nas vagas ofertadas se deve ao fortalecimento das parcerias com as empresas, e não em novas oportunidades que representam uma recuperação econômica. “Acredito que a economia vai melhorar, mas ainda não melhorou como precisa. Ponta Grossa está acima da média nacional, mas ainda falta muitas coisas para acontecer”, conclui.

Investimentos farão serviços serem aprimorados

Ramalho ressalta que embora os resultados estejam positivos, há o trabalho para melhorar os serviços aos trabalhadores e aos empregadores. Para isso, neste segundo semestre, há duas novidades. Uma delas é a possibilidade da Agência fazer a emissão da Carteira de Trabalho. “Estamos com o processo na mão e vamos levar, à Superintendência nos próximos dias, para que possamos emitir as Carteiras. É um grande passo essa parceria com o Ministério do Trabalho”, afirma. A emissão deverá ocorrer a partir de setembro. 

O outro investimento, com recursos federais, será em uma repaginação da agência, atendendo aos novos layouts do Sistema Nacional de Emprego o SINE. “Estamos mexendo nisso também para que seja algo simultâneo para setembro, e, no ano que vem, já termos uma nova roupagem. A pessoa chega na agência e pode optar se quer o atendimento personalizado ou fazer o autoatendimento, através de totens”, explica. Assim, a própria pessoa poderá se encaminhar às vagas, caso esteja dentro do perfil.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right