Vereador quer garantir acessibilidade em PG | aRede
PUBLICIDADE

Vereador quer garantir acessibilidade em PG

Projeto do vereador Felipe Passos cria a ‘Rota de Acessibilidade’ nos pontos turísticos em Ponta Grossa. Medida foi aprovada pelo Legislativo Municipal

Passos acredita que pontos turísticos devem ter acesso igualitário
Passos acredita que pontos turísticos devem ter acesso igualitário -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto do vereador Felipe Passos cria a ‘Rota de Acessibilidade’ nos pontos turísticos em Ponta Grossa. Medida foi aprovada pelo Legislativo Municipal

Os quesitos de acessibilidade também deverão ser aplicados aos pontos turísticos de Ponta Grossa. Essa é a proposta do projeto de lei (PL) 80/2017 de autoria do vereador Felipe Passos (PSDB). A iniciativa foi aprovada em primeira discussão nesta quarta-feira (14) e prevê mudanças e adequações nos pontos turísticos da cidade para que os locais também possam receber visitantes com deficiências físicas e mobilidade reduzida.

A proposta de Felipe prevê que a rota turística passe por locais em que as barreiras e obstáculos à pessoa com deficiência física sejam eliminados, oportunizando “condição igualitária de acesso ao local”. Na justificativa do projeto de lei, Passos lembra que atualmente os deficientes não conseguem visitar a maioria dos pontos turísticos da cidade. “A legislação estadual e federal ressalta os direitos constitucionais da pessoa com deficiência, queremos efetivar isso em Ponta Grossa”, lembra Passos.

A proposta do vereador tucano prevê que os pontos turísticos da cidade devam contar com a acessibilidade adequada, caso a lei seja descumprida o estabelecimento poderá ser multado no valor de até 70 VRs (valor de referência), penalidade na casa dos R$ 7 mil e a multa pode chegar até R$ 14 mil em caso de reincidência. A medida foi aprovada em primeira discussão e retornará a pauta do Legislativo na próxima sessão, no dia 19.

Caso seja aprovada, a proposta prevê um prazo de 120 dias para que a lei entre efetivamente em vigor. Caberá ao Poder Executivo regulamentar os aspectos da lei caso o texto seja aprovado pelo plenário e sancionado pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Legislação estadual e federal

Na justificativa do projeto, o vereador Felipe Passos (PSDB) expõe vários trechos de leis estaduais e federais, inclusive a Constituição Federal (CF), que garantem o direito de igualdade de locomoção para as pessoas com deficiência física. Nesse sentido, Passos acredita que a ‘Rota da acessibilidade’ poderá fazer com que tais direitos sejam de fato efetivados em Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right