Atividades da Semana do MEI seguem até sexta | aRede
PUBLICIDADE

Atividades da Semana do MEI seguem até sexta

Atendimento em Ponta Grossa está sendo realizado na Prefeitura, das 9h às 17 horas

VÍDEO
| Autor:

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segue até sexta-feira, na Sala do Empreendedor, localizada na Prefeitura de Ponta Grossa, as atividades relativas à Semana do MEI. O foco principal, neste ano, é o combate a inadimplência, com orientações sobre as regularizações, ou mesmo, dar ‘baixa’. Outros serviços, porém, são prestados, como a formalização, alterações, boletos, declarações e orientações gerais sobre o MEI. É uma Semana Nacional do Sebrae, que é executada, no município, pela Prefeitura, que conta com parceiros como o Sicoob, Acipg, INSS, Sociedade Garantidora de Crédito e Fomento Paraná. O atendimento ocorre em horário especial, das 9 às 17 horas, de forma ininterrupta.

A Coordenadora de Fomento, Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansani, relata que a procura nestes dias iniciais do evento está acima do esperado. Conforme ela explica, a perspectiva inicial era da realização de 500 atendimentos durante os cinco dias. Número o qual foi superado já no segundo dia – foram 249 no primeiro e 261 no segundo. Nesta quarta, foram mais 327. “Realmente está acima do esperado. Os três primeiros dias são os mais movimentados, mas, mesmo assim, imaginamos fechar a semana com mais de mil atendimentos”, informa.

A opção por dar um enfoque especial no combate à inadimplência ocorre porque mais da maioria dos microempreendedores individuais não estão com suas contas em dia. “No Brasil todo o indicador de inadimplência é muito alto. Em Ponta Grossa, por exemplo, era de 61% em janeiro. E, se pegar outras grandes cidades, o valor é similar”, esclarece Tônia. Segundo ela explica, muitas pessoas que se formalizaram ainda tem pouca informação sobre o que é o MEI. “Quando criado o MEI, em 2009, as pessoas entravam no site e tinham ideia que era um cadastro. Mas não: quem ‘se cadastrou’ está na atividade e isso gera imposto. Então há essa campanha educativa, para ajudar a fazer a regularização. A lei hoje dá direito a fechar sem custo nenhum. Se não está utilizando a empresa, pode dar baixa e depois quitar os débitos”, explica.

E é justamente essa procura pela regularização a maior parte dos atendimentos prestados durante a Semana. “Há muita procura, por muita gente, para verificar como pode fazer a regularização. A pessoa está com a empresa ativa, mas está devendo e se informa como regularizar ou realizar outros serviços”, diz.

Em outros municípios

Além de Ponta Grossa, a Semana do MEI e a Semana de Educação Financeira acontecem em Telêmaco Borba, Ortigueira, Reserva, Arapoti, Palmeira e Tibagi. Em Palmeira, um consultor do Sebrae/PR estará disponível para prestar orientações aos microempreendedores individuais, na Sala do Empreendedor. Em Telêmaco Borba, a Semana MEI será na Sala do Empreendedor, das 8 horas às 17 horas. Em Arapoti, o evento também acontece na Sala do Empreendedor, das 8 horas às 17 horas. Em Reserva também há ações na Sala do Empreendedor.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right