PG fica sem transporte público nesta sexta-feira | aRede
PUBLICIDADE

PG fica sem transporte público nesta sexta-feira

Categoria decidiu aderir ao movimento de paralisação nacional contra a PEC que prevê mudanças na previdência

Motoristas e cobradores aderiram à greve geral convocada para a próxima sexta-feira | Arquivo JM
Motoristas e cobradores aderiram à greve geral convocada para a próxima sexta-feira | Arquivo JM -

Categoria decidiu aderir ao movimento de paralisação nacional contra a PEC que prevê mudanças na previdência

O sindicato que representa motoristas, cobradores e funcionários de empresas de transporte coletivo em Ponta Grossa, o Sintropas, confirmou que a categoria vai aderir à greve geral prevista para a próxima sexta-feira (28). O protesto, que já teve a participação confirmada de inúmeras categorias, tem como foco a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, que prevê alterações na previdência.

“Os ônibus de todas as empresas de transporte público não irão circular entre a 0h e as 23h59 do dia 28”, garante o presidente do Sintropas, Luiz Alberto de Oliveira. Segundo ele, em assembleia realizada nesta terça-feira (25), 99% da categoria aderiu à paralisação, mas não participará de nenhum ato público. “No nosso entendimento, não é o momento de fazer politicagem, é o momento de cumprir a paralisação geral em defesa da nossa aposentadoria”, completa o sindicalista.

A entidade elabora um documento para informar às empresas sobre a adesão. A Viação Campos Gerais (VCG), concessionária do transporte coletivo em Ponta Grossa, informou que até as 10h45 não havia sido notificada sobre a paralisação. “A legislação vigente determina que eventuais paralisações sejam comunicadas ao empregador com antecedência de no mínimo 72 horas, e, em se tratando de serviço essencial, sob nenhuma hipótese este pode ser completamente paralisado, sendo obrigatória a operação de frota mínima”, destaca nota encaminhada pela assessoria de imprensa da empresa.

A VCG destaca ainda que “qualquer movimento paradista ao serviço essencial de transporte coletivo caracteriza-se pela ilegalidade e dessa forma é de total responsabilidade de quem o deflagra. A VCG reforça que todos os seus veículos estarão à disposição para operação normal e os funcionários que aderirem à greve terão o dia descontado”.

PEC 287/2016

Entre as mudanças propostas na PEC 287 está a definição de uma idade para a aposentadoria. No Regime Geral de Previdência, os homens poderão se aposentar ao completar 65 anos e as mulheres, ao chegar aos 62 anos. O projeto original previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres.

Os trabalhadores (homens e mulheres) terão de contribuir por, pelo menos, 25 anos para receber 70% da média dos salários. Na proposta original, o percentual estipulado era 51%. Para receber 100% da aposentadoria a quem tem direito, o trabalhador terá de contribuir por 40 anos, e não 49 anos como previsto na proposta original.

O texto preliminar prevê idade mínima progressiva na transição para as novas regras. A idade mínima prevista para as mulheres é 53 anos e vai aumentar um ano a cada dois anos até a trabalhadora chegar aos 62 anos. Para os homens, a idade mínima está prevista em 55 anos, com aumento de um ano a cada dois anos, até alcançar 65 anos.

O pedágio (período que o trabalhador terá que cumprir para alcançar o tempo de contribuição previsto nas regras atuais) foi reduzido de 50% para 30%. Atualmente, o tempo de contribuição é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE