Ateliê abre inscrições para curso gratuito de gravuras em PG
Projeto ‘Gravuras Urbanas’, realizado com incentivo do Profice, vai selecionar 10 alunos, que receberão bolsa de estudos mensal
Publicado: 27/04/2024, 00:30
Ponta Grossa irá receber um novo curso de formação na área das artes visuais, voltado para o ensino e a produção de gravuras com inspiração no cenário urbano. É o ‘Gravuras Urbanas’, um projeto artístico que propõe a criação de um ateliê de gravuras na cidade, com atividades ministradas pelos arte educadores Ellen Biora e Fernando Bertani. As inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 05 de maio e podem ser feitas através do link.
O projeto tem o patrocínio das empresas Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). As aulas serão gratuitas e acontecerão todas segundas-feiras entre 13 de maio e 26 de agosto, no Memorial Ponto Azul.
São ofertadas 10 vagas, tendo como público-alvo pessoas maiores de 18 anos e residentes em Ponta Grossa, com ou sem experiência em artes visuais. Os inscritos serão avaliados levando em conta a motivação para participação, equidade de gênero, disponibilidade de tempo e multiplicidade de participantes. Todos os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor mensal de R$ 200,00, para auxiliar nos custos básicos de transporte e alimentação.
Metade das vagas são reservadas para cotas de ação afirmativa e inclusão social, voltadas a pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas com baixa renda inscritos no CadÚnico.
Produzido pela Inspire Projetos Criativos, o projeto é viabilizado através do Profice, da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e coordenação administrativa da Estratégia Projetos Criativos. A ação busca proporcionar um espaço de ensino, produção e difusão da gravura de forma coletiva e colaborativa. Para Ellen Biora, proponente do projeto, as atividades vão além de uma prática artística de lazer. “O projeto faz com que os alunos visualizem possibilidades de atuação profissional, se assim o desejarem, nas respectivas áreas, contribuindo para que percebam que a arte não é apenas fonte de entretenimento, mas de campo de estudo e linguagem humana”, afirma.
O curso terá a abordagem metodológica Triangular, de Ana Mae Barbosa, que visa desenvolver a arte através da contextualização, da apreciação e do fazer artístico. As aulas serão divididas em quatro módulos, sendo eles: Introdução à Gravura, Xilogravura, Gravuras Urbanas e desenvolvimento do projeto final. Além das atividades educativas, o projeto também realizará uma exposição coletiva temporária com a confecção de um catálogo digital reunindo todas as obras dos artistas participantes do projeto.
Com informações: assessoria de imprensa.