Zampieri quer que Prefeitura divulgue medicamentos disponíveis na rede pública | aRede
PUBLICIDADE

Zampieri quer que Prefeitura divulgue medicamentos disponíveis na rede pública

Projeto de lei do vereador será votado nesta quarta-feira (12) em segunda discussão. Parlamentar pede maior transparência no setor

Imagem ilustrativa da imagem Zampieri quer que Prefeitura divulgue medicamentos disponíveis na rede pública
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto de lei do vereador será votado nesta quarta-feira (12) em segunda discussão. Parlamentar pede maior transparência no setor

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) discute nessa quarta-feira (12) um projeto que deve trazer mais transparência e praticidade ao sistema público de saúde. A proposta do vereador Ricardo Zampieri (SD) prevê a obrigatoriedade do município em divulgar a listagem dos remédios disponíveis na rede pública. A proposta já foi aprovada em primeira discussão e será votada, nesta quarta-feira (12), em segunda discussão.

A proposta de Zampieri é de que a Prefeitura disponibilize na internet a listagem dos medicamentos que estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) e em quais unidades o paciente deve busca-los. Ricardo (SD) lembra que a proposta não irá gerar custos ao município e traria benefícios ao usuário do sistema público. “É uma medida extremamente simples e que pode ajudar inúmeras pessoas”, contou Ricardo.

Zampieri lembra que atualmente alguns pacientes vão até às UBS na expectativa de encontrar um medicamento e acabam saindo de lá frustrados. “Tem gente que acorda às 5 horas da manhã para ir a várias unidades de saúde e não encontra os medicamentos, em pleno século XXI não temos uma listagem online, atualizada diariamente, para que o cidadão saiba disso antes de sair de casa”, contou o vereador.

Aprovada por unanimidade em primeira discussão, a proposta de Ricardo será avaliada em segunda discussão nesta quarta-feira (12). Caso seja aprovada a medida será encaminhada para a avaliação do prefeito Marcelo Rangel (PPS). Através da assessoria de comunicação, a secretaria de Saúde informou que irá aguardar a aprovação do projeto para se manifestar sobre a proposta.

Transparência

Caso seja aprovada pelo Legislativo, a proposta de Ricardo será mais uma das medidas que integra a busca por maior transparência na saúde municipal. Ainda durante a legislatura anterior, o agora ex-vereador Antonio Laroca (PDT) conseguiu a aprovação de um projeto que prevê a divulgação da lista de espera de consultas com médicos especialistas. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE