Unidade de PG da Conab inaugura termometria | aRede
PUBLICIDADE

Unidade de PG da Conab inaugura termometria

A partir de agora a Unidade já pode receber soja e milho de produtores privados

Imagem ilustrativa da imagem Unidade de PG da Conab inaugura termometria

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Unidade Armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Ponta Grossa, recebeu um investimento para aprimorar o armazenamento de grãos no município. A unidade local, que é a maior do Estado, recebeu um aporte de R$ 390 mil para a implantação do novo sistema de termometria, equipamento que faz a medição periódica da temperatura da massa de grãos. A inauguração deste sistema ocorreu nesta quarta-feira (5), e a partir de agora a Unidade já pode receber soja e milho de produtores privados.

Conforme explica Deise Ribeiro Fassio, Superintendente de Armazenagem da Conab, esse sistema já existia na unidade, porém ficou por quase dois anos inoperante. Com isso, a capacidade de armazenamento ficou restrita. “Ficamos limitados no tipo de produto. A soja é mais sensível e precisa de um monitoramento mais preciso, já que um aumento na temperatura pode gerar combustão. O milho também não podia ser guardado por muito tempo”, relata, explicando que esses eram os motivos pelos quais era imprescindível o funcionamento deste sistema.

Assim, nos últimos meses, o principal produto armazenado era o trigo, e por um prazo limitado, de três meses, ou seja, produtos comercializados, que já tinham um destino. Agora, com a possibilidade de armazenar soja e milho, o local pode ser utilizado para o agronegócio regional e estadual. “Agora podemos atender às cooperativas, que podem fazer a armazenagem para esperar o melhor tempo para vender”, completa.

O sistema, obrigatório para a certificação de unidades armazenadoras, garante mais precisão nas ações de armazenagem e reduz o risco de perdas. A estrutura de termometria é composta por um conjunto de sensores distribuídos no interior do silo, que monitora a temperatura em tempo real, o que ajuda na preservação e permite decidir qual a ação adequada em cada caso, seja expurgo, aeração ou transilagem (movimentação da massa de grãos).

O Quê?

Otimização

Com o sistema, a Unidade de Ponta Grossa passa a operar com aproveitamento da sua capacidade total, que é de 420 mil toneladas. Localizada na BR 376, Km 510, está em uma posição estratégica, na rota de escoamento entre a produção de grãos e o Porto de Paranaguá. Os armazéns estão em pleno recebimento de safra, cerca de 2 mil toneladas por dia.

História

A UA de Ponta Grossa foi construída em 1972 e iniciou suas operações em 1974. O complexo armazenador possui 6 armazéns graneleiros fundo "V" (2 unidades com capacidade de 50 mil toneladas e 4 unidades com capacidade de 75 mil toneladas) e uma bateria de silos verticais em concreto com 16 células e 6 entre-células (capacidade total de 20 mil t).

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right