Cadeião tem tentativa de fuga 48 dias após rebelião
A Cadeia Pública Hildebrando de Souza registrou mais uma tentativa de fuga na noite desta terça-feira (02/06) - há 48dias a unidade passou por oito horas de muita tensão e medo durante um motim na triagem. Agentes penitenciários encontraram um buraco que começava a ser escavado na 4ª galeria do presídio - atualmente o local abriga 70 presos em um espaço planejado para 20 pessoas.
O reparo do local danificado começou a ser feito na noite de ontem e o serviço continuou nesta terça-feira (03/06). Segundo Rodrigo Furman, vice-diretor do Hildebrando, o pequeno buraco poderia se tornar em um buraco em menos de 24 horas. "Nós reparamos o pedaço de concreto danificado e já começamos os trabalhos para identificar os responsáveis pela tentativa de fuga", contou Furman.
O vice-diretor explicou que metade da 4ª galeria foi isolada e os presos foram realocados em outros espaços da cadeia. "Nós não poderíamos fechar a galeria inteira. Então decidimos espalhar os presos por outros locais da cadeia e fechar apenas metade da galeria", diz Furman.
Cadeia segue superlotada e situação se torna preocupante
Com capacidade máxima para 208 presos, atualmente o Hildebrando abriga mais do triplo da capacidade máxima e entulha 630 presos. "A situação hoje é preocupante. Com a superlotação o manejo dos presos e outras questões de higiene e coisas do tipo também ficam muito prejudicadas", explica Rodrigo.
A situação do Hildebrando já foi alvo de cobranças da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público e vereadores da Comissão de Direitos Humanos também já visitaram a unidade.





















