PG aparece em sétimo em ranking do Saneamento Básico | aRede
PUBLICIDADE

PG aparece em sétimo em ranking do Saneamento Básico

Por outro lado, 87.938 reclamações ou solicitações de serviços foram registradas junto a Sanepar em apenas um ano.

Imagem ilustrativa da imagem PG aparece em sétimo em ranking do Saneamento Básico
-

Por outro lado, 87.938 reclamações ou solicitações de serviços foram registradas junto a Sanepar em apenas um ano.

            Os serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Ponta Grossa ganham destaque pela eficiência. De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 100% da população de Ponta Grossa é atendida por serviços de esgotamento sanitário. Entre os 337.865 habitantes do município, apenas 67 moradores não contam com serviços de abastecimento de água. Os dados, divulgados em janeiro deste ano, são de 2015 e mostram que 50,3% da população brasileira não tem acesso à coleta de esgoto.

            A discussão sobre o saneamento básico em Ponta Grossa ganhou repercussão com o programa Fantástico, exibido na Rede Globo na noite de domingo (19). O ranking que leva em conta as cidades do Brasil com as melhores condições de saneamento coloca Ponta Grossa na 7ª posição. Por outro lado, dados divulgados pela SNIS mostram que 87.938 reclamações ou solicitações de serviços relacionadas ao saneamento foram registrados junto a Sanepar. 83.917 serviços foram executados.

            Em 2017, a Lei do Saneamento Básico completa dez anos desde que entrou em vigor. À época, 42% da população era atendida com serviço de esgoto. Desde então, o índice aumentou 8,3 pontos percentuais. O contrato da Sanepar com a Prefeitura de Ponta Grossa é vigente até 2026. A arrecadação total da empresa foi de R$ 106.576.666,31, no ano de 2015, segundo informações do SNIS.

            O abastecimento no Paraná é considerado o 3° melhor do país. A cobertura de água atinge 92,8% da população. Já o esgoto atende 65,5% de toda a população do Estado, o que coloca o Paraná como 4° estado no ranking.

Lei do Saneamento Básico completa dez anos

Foi editada no dia 5 de janeiro de 2007 a Lei Federal nº 11.445, que trata do Saneamento Básico no país. A legislação traz uma série de novidades e exigências. A lei estabelece as diretrizes para o saneamento básico em todo o país e abarca os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Ou seja, água, esgoto, lixo e drenagem. De maneira pioneira, drenagem e lixo passam a merecer idêntica preocupação da que já havia com a água e o esgoto.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right