Rangel apresenta novos projetos do Governo para vereadores
Prefeito realizou reunião com a nova legislatura para “estreitar os laços” entre o Poder Executivo e a Câmara de Vereadores

Prefeito realizou reunião com a nova legislatura para “estreitar os laços” entre o Poder Executivo e a Câmara de Vereadores
Os vereadores da legislatura da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) se reuniram na manhã desta segunda-feira (13) com o prefeito Marcelo Rangel (PPS) e secretários municipais. O encontro teve como objetivo apresentar o teor de mensagens que o Executivo pretende enviar para votação na Câmara já nos próximos dias. As propostas do prefeito tratam de temas variados e vão começar a transitar no Legislativo Municipal a partir dessa quarta-feira (15).
Segundo o prefeito Marcelo Rangel, esta deve ser a primeira de muitas reuniões entre os dois poderes. “Queremos estreitar cada vez mais esta relação para enriquecer os debates entre os dois poderes”, afirmou Rangel. Os vereadores se manifestaram de modo favorável à iniciativa de Marcelo, destacando que independente da posição partidária, o entrosamento e harmonia entre Legislativo e Executivo é fundamental para o bem da cidade.
As dez mensagens apresentadas por Rangel se referem a temas variados, com 16 assuntos, incluindo questões tributárias, como a compra de precatórios e a Lei do Protesto, que deverão ter pedido de regime de urgência. Além dessas mensagens, Rangel também enviou propostas para regulamentar a renovação de permissão para empresas funerárias, do uso do espaço de praças públicas, concessão de banheiros públicos para a iniciativa privada, do prazo para limpeza de terrenos baldios, para alienação de terrenos no distrito industrial, aumento do valor de multas para pichadores, entre outras.
Além das mensagens apresentadas pelo prefeito durante a reunião dessa segunda-feira (13), o Poder Executivo já havia enviado outros projetos votados em uma sessão extraordinária em 15 de janeiro. Parte dessas medidas acabou não recebendo o parecer das comissões internas da Câmara e foi retirada da pauta do Legislativo, entre elas está a proposta de reajuste do ISS e do ITBI.
Durante o encontro, Marcelo Rangel (PPS) informou ainda que vai participar da abertura do período legislativo na Câmara Municipal, na próxima quarta-feira (15), quando acontece a primeira sessão ordinária da atual legislatura. Durante o pleito de 2016, Rangel conseguiu ampla maioria na Câmara, com pelo menos 17 vereadores eleitos ligados aos grupos do prefeito.
Vereadores garantem “separação de poderes”
Procurados pela reportagem, os vereadores que participaram da reunião garantiram “total separação de poderes” entre Legislativo e Executivo. O vereador Mingo (DEM), por exemplo, mesmo fazendo parte da base do governo, garantiu que os parlamentares irão debater, com isenção, as propostas enviadas para a Câmara. “Lugar de debate é no plenário do Legislativo, a discussão será feita lá, não vamos deixar de cobrar e fiscalizar o Poder Executivo”, prometeu o parlamentar.
Rangel rechaça oposição “rancorosa”
Em entrevista recente ao portal aRede e ao Jornal da Manhã, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) refutou o que chama de oposição “rancorosa”. Segundo o prefeito, a maioria dos vereadores que teve uma atuação do tipo na legislatura passada não se reelegeu ou teve dificuldades diante do eleitorado. “A população não quer mais saber desse tipo de oposição destrutiva, precisamos de um debate colaborativo em que várias linhas de opinião se ajudem e consigam encontrar soluções”, contou o prefeito.





















