Reunião termina sem acordo e greve dos ônibus continua

A reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Curitiba, nesta sexta-feira (23), terminou sem acordo entre o Sintropas e a Viação Campos Gerais (VCG). Após mais de quatro horas, mesmo com a intervenção do TRT, o sindicato que representa motoristas e cobradores do transporte público decidiu manter a greve no transporte coletivo de Ponta Grossa.
Durante a reunião, as partes trocaram acusações e a desembargadora Ana Carolina Zaina ressaltou que o embate é democrático e pede que as partes tentem buscar a pacificação do conflito. A empresa acusa o sindicato de usar caminhão de som proferindo ameaças nas ruas da cidade, mas os representantes da categoria alegam que a empresa apenas busca tumultuar as negociações e que o caminhão de som é usado para pedir compreensão aos usuários pelo transtorno.
Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de 15% mais reposição de 5,82% do INPC. A empresa ofereceu 10% de reajuste no ticket alimentação, manutenção de correção salarial pelo INPC e alterações de cláusulas sociais, proposta que foi rejeitada pelos funcionários. A VCG modificou apenas a proposta de um reajuste no ticket alimentação em 20%, o que também não foi aceito pela classe. O Sintropas deve realizar uma nova assembleia para apresentar a proposta da VCG.
A frota reduzida de ônibus na cidade continuará circulando com 30% nos horários normais e 40% em horários de pico. O sindicato negou as acusações da empresa, de que os ônibus estariam atrasando propositalmente e mudando as rotas, explicando que, com a frota reduzida, os atrasos são normais.
Neste sábado, a greve chega ao sexto dia e já é uma das maiores da história do transporte público em Ponta Grossa.





















