Servidores da PEPG protestam por condições de trabalho
Servidores da Secretária de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), protestaram em frente à Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) na manhã desta terça-feira (11). Participaram da manifestação 20 agentes profissionais penitenciários humanitários – os agentes especializados na reeducação dos presos, como pedagogos e psicólogos. Eles pedem melhorias nas condições de trabalho e contratação de mais profissionais. Os servidores também cobram do Governo do Estado a equiparação de isonomia de gratificação – sobre a periculosidade do trabalho dos agentes penitenciários que monitoram os presos.
O principal objetivo do protesto é cobrar que a categoria seja beneficiada pelo mesmo reajuste de gratificação que tiveram os agentes penitenciários em 2012. Além disso, eles cobram que o governo pague a terceira parcela de um reajuste de gratificação de 15% concedido em 2012, através do decreto 5491 do mesmo ano.
A PEPG hoje tem 560 detentos já condenados, sendo 433 em regime fechado e 127 em regime semiaberto. É a lotação máxima do local, mas não há superlotação. Os funcionários também reclamaram da falta de materiais. Eles afirmam que tiveram que pagar do próprio bolso materiais de almoxarifado e de higiene. O protesto acontece em todo o Paraná.





















