Câmara inicia análise das contas de Wosgrau e Péricles | aRede
PUBLICIDADE

Câmara inicia análise das contas de Wosgrau e Péricles

Vereadores julgarão prestação de contas de Péricles de Mello (PT) e de Pedro Wosgrau (PSDB)

Imagem ilustrativa da imagem Câmara inicia análise das contas de Wosgrau e Péricles

Vereadores julgarão prestação de contas de Péricles de Mello (PT) e de Pedro Wosgrau (PSDB)

A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) deu início a análise das contas dos ex-prefeitos Péricles de Mello (PT) e Pedro Wosgrau Filho (PSDB). Os vereadores da comissão elegeram o vereador Paulo Cenoura (PSC) como relator do processo e o debate sobre as contas dos dois ex-prefeitos deverá acontecer na primeira quinzena de setembro.

Cenoura (PSC) explicou que o os vereadores integrantes da comissão terão 15 para analisar os documentos e a defesa de Péricles e Wosgrau terão outros 45 dias para apresentar a defesa dos ex-prefeitos. “Vamos analisar com cuidado a prestação de contas e faremos um trabalho cuidadoso e responsável sobre o tema”, adiantou o relator. A previsão de Cenoura é que a votação das contas aconteça na primeira quinzena de setembro.

Os vereadores discutirão a prestação de contas de Péricles do ano de 2004 e de Wosgrau dos anos de 2006, 2010 e 2012. Apenas a prestação de contas do tucano em 2006 tem parecer favorável, mas com ressalvas, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e todas as outras tem parecer contrário a aprovação emitido pelo órgão consultivo. Para que as contas sejam aprovadas, é necessária a chamada “maioria qualificada” que no caso do Legislativo Municipal representa o voto de 16 dos 23 parlamentares.

Além de Cenoura fazem parte da comissão os vereadores Rogério Mioduski (PPS), Marcio Schirlo (PSB), Taíco Nunes (PTN) e Nilson Ribeiro (PMB). O relator do processo promete uma análise técnica das prestações de contas. “Faremos um trabalho junto com a assessoria jurídica do Legislativo e nossa atuação será pautada em critérios técnicos e não políticos”, advertiu o relator do processo.

Resposta

Tanto o deputado estadual Péricles de Mello como o ex-prefeito Wosgrau foram procurados pela reportagem. O tucano não foi encontrado, já assessoria de Péricles foi acionada mas o deputado não retornou as ligações até o fechamento da edição.

Votação acontecerá em período eleitoral

Caso a previsão dos prazos propostos por Cenoura se concretizem, a discussão sobre as contas de Wosgrau e Péricles deverão acontecer no auge da campanha eleitoral – a previsão é que o processo seja votado no Legislativo Municipal na primeira quinzena de setembro. Para Cenoura, esse não é um fator que deva influenciar a análise dos vereadores. “Temos um Legislativo maduro e responsável que vai saber separar uma situação da outra”, explicou o relator.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right