PG pode ter medidas contra assédio em ônibus | aRede
PUBLICIDADE

PG pode ter medidas contra assédio em ônibus

Projeto de lei tramita no Legislativo Municipal e quer coibir casos de abuso e assédio sexual

Casos aconteceriam principalmente nos horários de pico
Casos aconteceriam principalmente nos horários de pico -

Projeto de lei tramita no Legislativo Municipal e quer coibir casos de abuso e assédio sexual

Abusos e assédios sexuais no transporte coletivo deverão ser fiscalizados mais de perto em Ponta Grossa. É isso o que pretende o vereador Professor Careca (PR) com o projeto de lei 214/2016 protocolado no Legislativo Municipal e que tramita nas comissões internas na Câmara de Vereadores. A proposta prevê que sejam tomadas “medidas afirmativas” contra esse tipo de crime nos ônibus do transporte coletivo.

A iniciativa de Careca contou com o apoio da presidente da Associação dos Usuários de transporte coletivos urbanos, rodoviários, ferroviários, metroviários, táxis, moto táxis e aéreos de Ponta Grossa (AUTRANS), Lusinete do Rocio dos Anjos Dorignon e de representantes do Conselho Municipal da Mulher, Isabel do Nascimento e Patrícia Lucente Batista. O grupo ressaltou a importância de uma legislação mais ampla sobre o assunto.

O projeto de Careca prevê que sejam afixados em todos os ônibus da frota da Viação Campos Gerais (VCG) cartazes com alertas sobre o crime. Além disso, o vereador também sugere que as empresas concessionárias, em parceria com o Poder Público, implementem a capacitação e treinamento dos colaboradores para que os próprios funcionários possam identificar situações do tipo.

Careca também quer que as imagens captadas pelas câmeras internas instaladas no interior dos ônibus sejam disponibilizadas as mulheres para que as vítimas possam identificar os possíveis abusadores. Segundo Careca (PR), casos do tipo tem sido relatados com frequência em várias linhas do município. Já a VCG, através da assessoria de imprensa, relatou que são raros os casos denunciados a partir do 0800 da empresa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right