PG investe em turismo autoguiado com ‘QR code’
Coleção ‘Ruas da Estação’ vai informar sobre ruas históricas da cidade com o auxílio de tecnologia no smartphone.
Publicado: 14/06/2016, 19:25

Coleção ‘Ruas da Estação’ vai informar sobre ruas históricas da cidade com o auxílio de tecnologia no smartphone.
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Turismo e parceiros, lançou na noite de ontem, 13, a Coleção Ruas do Passado. O projeto vai fazer um resgate histórico de ruas e logradouros da cidade que tiveram seus nomes modificados no século XIX com placas informativas e tecnologia QR code para acessar mais informações. As primeiras placas do projeto devem ser afixadas em sete ruas e praças até o final do mês.
As placas vão conter o nome antigo da rua e também um breve histórico explicando as razões do nome que faziam referência ao império ou a igreja católica. A placa também contém um QR Code, um dispositivo que quando escaneado pelo celular dá acesso a mais materiais informativos sobre os imóveis e o projeto. Esse artifício tecnológico já é utilizado para o turismo em várias capitais do Brasil.
O turismólogo da Fundação Municipal de Turismo, Marcelo Uczak Konofal, comenta que a iniciativa pretender incentivar uma visita autoguiada, onde o turista não precisa de acompanhamento e consegue extrair as principais informações sobre a história de cada local. “Nosso objetivo é trazer informação para toda a área histórica da cidade, já temos mais de 30 localidades pesquisadas para serem incluídas no projeto nos próximos meses”, explica o turismólogo.
Jovercindo Pereira é proprietário do bar “Botequim da Original”, onde foi realizado o lançamento e onde será fixada a placa da antiga Rua do Imperador, hoje rua XV de Novembro. Para ele tudo que resgata o passado merece ser valorizado. “Me apaixonei pelo projeto desde o início, tem a ver com a proposta do nossos estabelecimento de ressaltar o passado e não deixar a história da cidade morrer”, ressalta o proprietário.
As primeiras ruas que receberão as placas são Rua Augusto Ribas, antiga Rua das Tropas, Rua Sete de Setembro, antiga Rua Humaytá e Rua Marechal Deodoro da Fonseca, antiga Rua Imperatriz Tereza Cristina. E ainda as praças Barão de Guaraúna, antigo Largo São João, Barão do Rio Branco, antigo Largo do Rosário e Marechal Floriano Peixoto, antigo Largo da Matriz.
Informações da Assessoria de Imprensa.