Observatório Astronômico promove observação de Marte
O Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa promove, nesta quinta-feira (2) uma observação pública de Marte, aproveitando a ocorrência da aproximação máxima do planeta vermelho com a Terra na última década. De acordo com o diretor

Com início às 19 horas, o Observatório Astronômico da UEPG promove uma observação pública de marte na noite de hoje. No horário ocorre a aproximação máxima do planeta vermelho com a Terra na última década.
O Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa promove, nesta quinta-feira (2) uma observação pública de Marte, aproveitando a ocorrência da aproximação máxima do planeta vermelho com a Terra na última década. De acordo com o diretor do Observatório, professor Marcelo Emílio, o objetivo é divulgar e popularizar a Astronomia.
A observação é aberta à participação da comunidade, com início às 19 horas. Caso o céu esteja nublado, a atividade será cancelada.
Marte é apelidado de planeta vermelho devido à poeira rica em óxido de ferro que cobre a sua superfície. Nesta semana, estará mais perto da Terra, devido à conjugação orbital entre os dois planetas. A aproximação entre Marte e a Terra ocorre a cada dois anos e dois meses.
A menor distância verificada entre os dois corpos celestes nos últimos 11 anos ocorreu em 2003, quando ficaram a próximos a uma altura de pouco mais de 55 milhões de quilômetros. Desta vez, devem ficar a uma distância maior, 75 milhões de quilômetros. Em 2018, a distância deverá cair para 57,7 milhões de quilômetros.





















