Jovem usa a internet para falar de política de um modo diferente | aRede
PUBLICIDADE

Jovem usa a internet para falar de política de um modo diferente

Geraldo Stocco usa a internet para falar de política de um modo diferente, sem deixar o compromisso público de lado

Imagem ilustrativa da imagem Jovem usa a internet para falar de política de um modo diferente
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Geraldo Stocco é estudante do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e acompanha, de perto, as discussões do Legislativo Municipal. Stocco é estagiário do setor Jurídico da Câmara de Vereadores e, duas vezes por semana, observa os vereadores durante as sessões ordinárias da Casa de Leis – apenas uma parede de vidro separa o plenário da sala de reuniões onde os estagiários trabalham. Além da proximidade cotidiana com os temas políticos, Geraldo também encontrou uma maneira de usar as redes sociais para falar de política de uma maneira diferente.

Geraldo mantém um canal noYoutube em que publica vídeos semanais sobre temas “relevantes para a cidade”. De maneira descontraída e pouco convencional, o estudante universitário fala de assuntos como a acessibilidade do município, combate a doenças e também figuras políticas. “Eu sempre tive algum interesse sobre política, em 2011 lembro de algumas manifestações sobre a Primavera Árabe. Mas o choque com a política aconteceu mesmo em 2013”, recorda Geraldo.

Ao falar sobre as manifestações populares de 2013, o estudante pondera que esses foram os primeiros “atos concretos” sobre política que havia presenciado. “As pessoas foram para as ruas, com a vontade de reivindicar alguns direitos e lutar contra as atitudes do Governo”, sinaliza Stocco. Na visão do youtuber, as manifestações de rua foram o marco para que algumas conversas – que antes ficavam só no circula de amigos – tomassem outras proporções.

Reforma política

Geraldo Stocco é filiado a um partido político e diz que já pensou em disputar um cargo eletivo. “Acredito que existem pessoas boas, mas creio que uma reforma política verdadeira, que alcance os três poderes, poderia melhorar o cenário”, sugere. Ainda segundo o estudante universitário, “estamos em uma democracia e não aproveitamos o máximo dela, esquecemos que o governo deve trabalhar a nosso favor”.  Para ele, a inovação na política seria um dos caminhos possíveis. “A inovação pode assustar muitas pessoas, mas sempre há espaço, é só ter coragem e vontade”, pondera.

Objetivo dos vídeos

A criação do canal no Youtube, segundo Geraldo, teve como objetivo a ideia de “fazer algo concreto” pela cidade. “A ideia é tentar despertar nas pessoas uma espírito mais crítico sobre a política e a sociedade”, comenta Stocco. “Nós vídeos eu falo da mesma maneira que me comunico no dia a dia, acho que é assim que temos que mudar, falar sério quando falamos de política, mas falar de uma maneira compreensível para as pessoas, sem muito rebuscamento”, explica. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE